Conaje promove mais uma edição do Feirão do Imposto

Evento pretende evidenciar a alta margem de tributos em bens de consumo e serviços 

 A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) promove a partir desta segunda-feira (17) até o próximo dia 22 de maio, mais uma edição do Feirão do Imposto, este ano com a temática “Pra Ser Justo”, que pretende difundir informações sobre a carga tributária imposta no país. Para isso, a entidade irá propor uma reflexão permeada por cinco diretrizes: combate às desigualdades; geração de empregos e empreendedorismo; crescimentos econômicos e competitividade; simplificação e transparência; e tributos como instrumento de cidadania.

O evento ocorrerá em mais de 140 municípios de 16 estados, além do Distrito Federal. O dia 22 de maio, será o Dia D, onde todas essas localidades promoverão ações baseadas nas diretrizes do evento, com palestras e mesas redondas que compartilharão conhecimento e experiências com empresários sobre tributos e seus impactos no cotidiano dos negócios, bem como a reforma tributária.

Para reforçar a importância do debate, no dia 20 de maio, das 15 às 18 horas, será realizada na página da Conaje no Youtube um evento online com especialistas e autoridades que debaterão três temas relacionados a área tributária. A primeira abordagem da programação será sobre o Movimento “Pra ser Justo”, seguido da mesa de negócios “Uma Reforma Tributária Justa para o Empreendedorismo Brasileiro”, que terá a participação do diretor de relações governamentais da Conaje, Douglas Aguirre, e do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, George Pinheiro. Para encerrar, “Os Impactos da Carga Tributária no dia-a-dia” será abordado por especialistas e profissionais da área.

Everton Melo, diretor de assuntos tributários da Conaje, reforça que o Feirão do Imposto tem o intuito de provocar uma reflexão acerca da carga tributária no Brasil por meio de ações práticas, que mostram a presença dos impostos nos produtos e serviços do dia a dia. “Por exemplo, atualmente, na compra de um carro, 33,81% é pago em imposto, assim como 61,95% na gasolina, 34,67% em vestuário ou 48,28% em serviços como a conta de energia elétrica”.

Uma outra forma de ilustrar esse cenário será com iniciativas que mostrarão o impacto dos impostos nos produtos e serviços e de que maneira esse quantitativo retorna aos contribuintes. “Desta maneira, será realizada a comercialização de itens nos quais o valor do imposto será retirado, mostrando para o consumidor o impacto desses tributos na cadeia do consumo de bens e serviços e conscientizando os brasileiros sobre a importância de uma reforma tributária no país”, finaliza Everton.

Sobre o Feirão do Imposto

 O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), e mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje.

Sobre a Conaje

 A Confederação Nacional de Jovens Empresários é uma entidade sem fins lucrativos que atua, desde o ano 2000, no fomento ao empreendedorismo para o fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens no Brasil. É responsável pela realização de projetos de grande relevância para o país, como Feirão do Imposto, Brasil Mais Empreendedor, Conaje Capacita, Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, Líderes Estaduais, Conaje Agro, Semana Global de Empreendedorismo e Minha Primeira Empresa.

Atualmente, mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores do País relacionam-se direta e indiretamente com a instituição, que tem participação efetiva no Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), nos Conselhos Temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Fórum Permanente Micro Pequenas Empresas e na Semana Global de Empreendedorismo.

É responsável ainda por levar o empreendedorismo para além das fronteiras do Brasil, por meio de sua presença na Aliança de Jovens Empreendedores do G20, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE), Bloco Mercosul e Países Lusófonos.

Mais informações: www.conaje.com.br – YouTube: Conaje oficial

Fonte: Maricy Celebroni/ComTexto Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *