CORONAVÍRUS – Prefeitura de Maringá publica novo decreto e mantém as restrições

As medidas restritivas dos decretos editados pela Prefeitura de Maringá têm conseguido evitar o aumento da pandemia de coronavírus na cidade. O ritmo de vacinação também tem sido acelerado, passando de 203 mil pessoas, 57% da população maior que 18 anos. Apesar de todo esforço para conter o patamar de circulação do vírus, os números da última semana estacionaram em um platô alto, com média diária de 275 contaminados na semana de 20 a 26 e UTIs e enfermarias com 100% de ocupação.

“A única forma de diminuir os números e manter as restrições é contar com apoio da população para que não promova aglomerações e use máscara. Mesmo aqueles já vacinados”, alerta o prefeito Ulisses Maia. O gestor complementa que é necessário que as pessoas compareçam para tomar a segunda dose assim que chegar a data estipulada na carteira de vacinação. São cerca de 1.600 pessoas em atraso.

Diante do atual panorama, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 mantém hoje as principais restrições do atual decreto, como Toque de Recolher e proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas entre 21 e 5 horas, além do fechamento do comércio aos domingos, com exceção dos serviços essenciais. Confira o decreto.

A Prefeitura tem dialogado com os setores mais afetados pela economia para explicar a necessidade das restrições e do apoio para que as empresas sigam as medidas do decreto e as recomendações para conter a circulação do vírus. A expectativa do município é que o governo envie mais lotes de vacinas e que seja possível diminuir o número de casos ativos – hoje em cerca de 3.000, para 1.200. Com isso, será possível flexibilizar os decretos de forma gradual e segura, mantendo apenas a necessidade do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Fonte: Diretoria de Comunicação/Siacom – Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *