Na manhã da terça-feira (20/4), o secretário de Cultura do Município de Maringá, Victor Simião, repassou mais de 150 livros para o início do espaço de leitura em órgãos da Prefeitura de Maringá. Parte deles foi para a Secretaria de Assistência Social; parte, para a Secretaria de Segurança Pública.
As obras serão utilizadas para projetos que visam a formação de leitores e de leitoras. No caso da Assistência Social, serão desenvolvidas atividades com adolescente em conflito com a lei. Na Segurança Pública, o foco está em desenvolver trabalhos com a Guarda Municipal.
“A gestão do prefeito Ulisses Maia quer humanizar cada vez mais Maringá. É por esse motivo que estamos trabalhando para que mais pessoas tenham acesso à arte e à cultura. Isso muda vidas”, diz Simião.
As obras foram arrecadadas a partir de doações de membros de clubes de leitura que atuam na cidade. O recebimento dos livros por parte da Assistência Social ficou sob a responsabilidade da coordenadora do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, Dayane Góes, e da coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social do Jardim Alvorada, Maria Gabriela Brandino. Na secretaria Municipal de Segurança, as obras foram entregues ao secretário Ivan Quartaroli e ao coordenador da GM.
Nas doações estavam todos os gêneros literários, clássicos, contemporâneos, além de escritores e escritoras maringaenses. A Secretaria da Cultura tem desenvolvido ações sempre em parceria com outras pastas.
O secretário Municipal de Segurança, Ivan Quartaroli, diz que o objetivo é espalhar cultura e conhecimento entre os guardas municipais. “Nossa ideia é que os guardas utilizem a hora do almoço para ler e, com isso, entrem neste mundo da cultura, saindo da rotina estressante do dia a dia”.
Fonte: Diretoria de Comunicação/Siacom – Fotos: Mileny Melo/PMM