Jornal do Povo é o mais lido em Maringá

Pesquisa realizada pelo Épico Instituto de Pesquisas, ouviu 660 pessoas e indicou que Jornal do Povo é o veículo impresso mais lido em Maringá, com 37,42% da preferência, aparecendo a Folha de S. Paulo, em segundo lugar, com 8,64%; em terceiro lugar a Folha de Londrina com 6,67%; em quarto lugar o semanário O Maringá, com 3,94%; O Estado de S. Paulo com 3,48%; o Valor Econômico com 2,27% e nenhum jornal 37,58%.

VENDAS EM BANCAS

A consulta do Épico Instituto de Pesquisas aponta o Jornal do Povo como o mais vendido nas bancas da cidade com 51,04%, com a Folha de S. Paulo sendo o segundo mais vendido com 12,14%; seguido da Folha de Londrina com 11,55%; o semanário O Maringá com 10,01%; O Estado de S. Paulo com 9,98% e o Valor Econômico com 5,27%.

BANCAS QUE MAIS VENDEM

A banca da Ladaíde, na Praça da Prefeitura, aparece em primeiro lugar com 15,76%; seguida da Banca do Tazima com 13,63%; Banca do Massao com 13,57%; Banca São José com 13,35%; Banca do Gaúcho com 12,82%; Banca da Getúlio Vargas com 11,83%; Banca Esportiva com 9,9%; e Banca Santa Rita com 9,14%.

ASSINANTES

Com relação aos assinantes o Jornal do Povo é o líder com 34,09%; Folha de S. Paulo aparece em segundo lugar com 2,12%; assinam a Folha de Londrina 1,67%; O Estado de S. Paulo com 1,52% e o semanário O Maringá com 1,52%; e 59,09% não são assinantes de nenhum jornal.

GRAU DE INSTRUÇÃO

 Dos leitores de jornal, o grau de instrução das pessoas consultadas aponta 36,67% com ensino superior; 34,85% com ensino médio; 14,85% com doutorado e 13,64% com ensino fundamental.

FREQUÊNCIA DE LEITURA

Quanto ao hábito de ler jornais dos consultados, 12,88% disseram que leem no domingo; 12,58% duas vezes por semana; 8,94% três vezes por semana; 8;18% quatro vezes por semana; 7,27% cinco vezes por semana; 6,52% duas vezes por semana; 6,06% sete dias por semana; e 37,58% disseram não ler jornais.

CATEGORIAS

 As principais categorias que leem jornais são as seguintes: empresário 11,06%; funcionário executivo 7,73%; estudante 7,42%; advogado 6,82%; balconista 6,67%; professor 6,06%; contador 5,76%.

PREFERÊNCIA

 O Épico Instituto de Pesquisas perguntou também a preferência de leitura. A política tem 16,21% dA preferência; esporte 15,61%; social 13,33%; colunistas 11,67%; saúde 8,18%; cidades 7,73%; variedades 7,42%; economia 5,30%; policial 4,85%; turismo 3,48%; outras 6,21%.

MULHERES

A metodologia aplicada na pesquisa garante uma confiabilidade de 98%. Um dado curioso da pesquisa são as mulheres que somam 50,91% do público leitor, contra 49,09% de homens, e que a maioria dos leitores são católicos (64,09%) e os evangélicos somam 33,03%.

Fonte: Épico Instituto de Pesquisa – Foto: Divulgação/JP