De hobby a negócio: Sebrae/PR lançará programa para cervejeiros, em Maringá

 

Entidade realizará evento de apresentação com palestra sobre tendências do mercado

 O Sebrae/PR e parceiros vêm desenvolvendo no Paraná, desde 2017, ações para desenvolver pequenas empresas na área de cervejarias artesanais. Para fortalecer o segmento em Maringá e região, a entidade apresentará um programa que vai auxiliar produtores informais de cerveja a montarem um negócio. O lançamento será realizado em evento com palestras, no dia 7 de agosto, às 19 horas, na sede regional da entidade (Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1116).

O encontro é para quem fabrica cerveja caseira e pensa em transformar o hobby em negócio e outros interessados na temática. A programação contará com o detalhamento do programa do Sebrae/PR para cervejeiros, palestra do coordenador do curso Tecnologia em Produção Cervejeira da Unicesumar, Diogo Hendges, sobre tendências de mercado e apresentação do trabalho realizado pela Confraria dos Cervejeiros de Maringá (Concerva), entidade apoiadora do evento. A participação é gratuita e deve ser confirmada pelo telefone (44) 3220-3474 ou e-mail [email protected].

A consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira, salienta que a finalidade do evento é ampliar conhecimento e a rede de contatos de potenciais empreendedores. “O mercado cervejeiro vive um momento de expansão. Recebemos muita procura de pessoas que querem crescer nesse ramo, mas é preciso empreender de forma correta”, acrescenta Rosineide.

Para Nerino Consoni Junior, presidente da Concerva, nascida em 2016 e atualmente com 140 membros, o conhecimento é primordial ao avanço do mercado. É justamente o que propõe a entidade ao divulgar e dar suporte ao desenvolvimento da cultura cervejeira. “Estimamos que a participação das cervejarias artesanais no mercado nacional gire em torno em 2%, enquanto nos Estados Unidos é de 20%. Há espaço, mas a produção precisa ter qualidade”, frisa Consoni Junior.

PROGRAMA

Como Transformar o Hobby de Fabricar Cervejas Artesanais em Negócios é o programa que o Sebrae/PR lançará para estimular negócios no segmento. Voltadas a estudar a viabilidade da montagem de uma cervejaria, as atividades acontecerão em formato de trilha, em que os participantes conhecem cada etapa necessária para o desenvolvimento de suas atividades e identificam qualidades e falhas do negócio.

O programa, que começará em 27 de agosto, vai oferecer curso de modelos de negócios, workshops de plano de negócios, tributação, branding e rótulo, marketing digital, além de consultoria individual para revisão do plano de negócios. As formas de adesão serão apresentadas no evento de lançamento.

NÚMEROS

Levantamento realizado com 64 empresas que possuem fabricação em planta própria no Paraná mostra que 39,07% delas estão no mercado há mais de sete anos, 23,43% de três a cinco anos, 17,19% entre um e três anos e 6,25%, menos de 12 meses de atividade.

A produção mensal varia entre 2.001 a 5.000 litros (29,68% das empresas), chegando a 200.000 litros ao mês (21,90%). Os estilos mais produzidos são a Pilsen (23,07%), IPA (19,23%), APA (16,92%), Lager e Weiss (13,07%), Porter (4,61%), Witbier (3,07%), Stout e Red Ale, ambas com 2,30%, e Red Lager, Golden Strong Ale, Abadia e outras com 2,36%.

Os números fazem parte do Mapeamento das Cervejarias Artesanais do Paraná 2018, realizado pelo projeto do Sebrae/PR, a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) e a Faculdade Guairacá.

Fonte: Jornalistas Fernanda Bertola e Adriano Oltramari – www.pr.agenciasebrae.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *