Emater realiza 1º Seminário Regional da Soja em Maringá

 

Objetivo é discutir e apresentar estratégias para o controle da ferrugem asiática e percevejos da soja

 No próximo dia 10 de setembro encerra o vazio sanitário e produtores de soja de todo o Paraná devem iniciar o plantio da safra de verão. Com o objetivo de melhorar a eficiência nas lavouras, a Emater de Maringá, em conjunto com várias outras instituições, promove nesta quarta-feira (28/8), o 1º Seminário Regional da Soja, no auditório Ermelindo Bolfer, do Parque de Exposições de Maringá.

O evento é voltado aos produtores, técnicos, estudantes, lideranças e profissionais do agro em geral dos 29 municípios atendidos pela regional. Dois pesquisadores da Embrapa Soja, de Londrina, vão estar presentes para abordar o controle da Ferrugem Asiática e dos Percevejos da Soja.

De acordo com o coordenador regional de grãos da Emater, Pedro Cecere Filho, existe uma preocupação grande com a Ferrugem Asiática e com Percevejos na Soja, pois se não forem controlados adequadamente podem trazer sérios prejuízos aos agricultores. O seminário, segundo ele, tem por objetivo informar melhor os produtores e traçar estratégias para um controle eficiente e sustentável das pragas e doenças.

“Muitas vezes, os produtores fazem aplicação de agroquímicos e não conseguem um controle eficiente das pragas e doenças, tendo um custo de produção mais alto. No seminário, vamos tratar dessa questão e apresentar propostas para o manejo adequado do plantio, de forma que possam melhorar a produtividade e a rentabilidade no cultivo”, esclarece Cecere.

Vão estar presentes para falar sobre o manejo das pragas e doenças da soja, os pesquisadores da Embrapa Soja, Claudine D. Seixas e Samuel Roggia. Ela é doutora em fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa e ele doutor em Entomologia, especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente.  Além das orientações técnicas, eles apresentarão o resultado do manejo integrado de pragas e doenças da soja no Paraná, na safra 2018/2019.

O seminário começa às 13h30 com recepção e credenciamento dos participantes. Entre 14h e 14h30 haverá pronunciamento das entidades promotoras e entre 14h30 e 17h, acontecem as duas palestras.

Apoiam a realização do evento, a Secretaria de Estado da Agricultura, Prefeitura de Maringá, Embrapa, Sociedade Rural de Maringá, Senar- PR, Sindicato Rural de Maringá, Sicredi, Unicesumar, Universidade Estadual de Maringá e Amusep.

SERVIÇO:
1º Seminário Regional da Soja
Dia: 28/08/19 –  Horário: 13h30 às 17h
Local: Parque de Exposições de Maringá
Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/7MhPDdABpgDHr7wp9

Texto: Valdete São José/Assessoria de Imprensa/SRM – Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *