Empresa maringaense ‘divide’ apartamento em cotas e conquista prêmio na Europa

Empresa maringaense ‘divide’ apartamento em cotas e conquista prêmio na EuropaModelo de negócio democratiza mercado imobiliário, agiliza e proporciona transparência

É de Maringá, no noroeste da Paraná, a empresa vencedora do Real Estate Tokenization Challenge 2021. A Bravo Empreendimentos se destacou entre 50 empresas de vários países. O evento foi realizado em Londres, Inglaterra, pela Fibree em parceria com a BlickSquare, unindo os setores imobiliário e da tecnologia de blockchain.

Cliente do Sebrae/PR em programas que fomentam o desenvolvimento de tecnologia, com o apoio do Engenium Park e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste) no desenvolvimento de seus projetos, a empresa foi vitoriosa no evento com uma solução de tokenização de um ativo real.

Empresa maringaense ‘divide’ apartamento em cotas e conquista prêmio na Europa
CEO da Bravo, Evandro Rodrigues comemora o reconhecimento internacional

O CEO Evandro Rodrigues diz que o projeto de tokenização começou há cerca de dois anos. As unidades do empreendimento Be Deodoro foram divididas em partes menores. Ou seja: os interessados podem adquirir cotas dos imóveis para vendê-las ou receber os rendimentos de aluguéis equivalentes, por exemplo.

“Pegamos um ativo real, que tem registro de imóvel e fracionamos em vários tokens, e fizemos o ativo digital. A complexidade é gigantesca. São muitos documentos. Um apartamento foi fracionado em cem mil tokens”, explica Rodrigues.

Esse modelo de negócio democratiza o mercado imobiliário, agiliza e proporciona transparência. O objetivo é ampliar a solução, atendendo a incorporadoras e também o público de consumidores que não possui recursos para a compra de unidades inteiras, mas que desejam comprar imóveis na fase de construção.

Uma conta digital estabelece as regras da compra, como se o contrato é de rentabilidade, de propriedade, vantagens por ordem de compra, entre outras. “Tem como fazer uma cadeia. E qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode comprar. Estamos expandindo a atuação do mercado imobiliário”, diz Rodrigues.

Empresa maringaense ‘divide’ apartamento em cotas e conquista prêmio na EuropaO consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves (foto), destaca o potencial inovador da empresa como amostra das possibilidades locais. “É um exemplo do que temos condições de fazer na cidade. É um negócio disruptivo para o mundo inteiro, que rompe com um modelo global, e que começa na nossa cidade”, comenta.

Tokenização

Conforme o CEO da Bravo Empreendimentos, para a tokenização imobiliária acontecer, é necessário um imóvel podendo este ainda estar na planta ou já finalizado. No processo é emitido um número finito de ativos digitais (tokens), que passam a representar frações do imóvel. Cada token pode ser vendido individualmente. O dono do token adquire direitos sobre a fração do imóvel, e o token fica armazenado em uma carteira digital.

Fonte: Agencia Sebrae – Fotos: Divulgação.

BE DEODORO
Um novo jeito de morar e investir

O empreendimento foi desenvolvido em parceria com a Housi para apresentar um novo jeito de investir e morar: descomplicado, rentável, prático e eficaz

Empresa maringaense ‘divide’ apartamento em cotas e conquista prêmio na EuropaAs obras do Be Deodoro já foram iniciadas e tem previsão de entrega para abril de 2024

Segundo o diretor executivo da Bravo, Evandro Rodrigues, o empreendimento terá 16 andares, três subsolos e cinco apartamentos por andar. Os compradores poderão escolher entre três tipos de imóveis: studio, com 27 metros quadrados; apartamento de dois quartos com 52 metros quadrados e apartamento de dois quartos com 56 metros quadrados.

As áreas comuns ficarão na cobertura do prédio e também serão entregues equipadas e decoradas. Haverá pet house, urban farm, coworking, espaço fitness, espaço gourmet, piscina, bicicletário, entre outros. “A proposta é ser, não ter. Por isso separamos a área mais nobre do empreendimento para abrigar a área de lazer e os demais espaços comuns”, diz.

De acordo com Evandro Rodrigues, haverá ainda soluções como lavanderia, manobrista e serviço de limpeza, todos com royalties pagos para o condomínio, o que ajudará a baixar seu custo final. “São respostas do mercado imobiliário para facilitar a vida da sociedade”.

O perfil dos compradores é abrangente, segundo o diretor, e inclui tanto aqueles que querem rentabilidade quanto quem quer comprar. O perfil de moradores também é variado, alcançando pessoas solteiras, jovens casais e estudantes. “Não há um perfil exato, haverá muita flexibilidade. A pessoa poderá ficar o tempo que precisar. Não terá burocracia para entrar e sair do imóvel. Já para o investidor, haverá a facilidade de deixar o negócio na mão da Housi, melhorando a rentabilidade”, diz.

Aluguel por assinatura

A parceria com a Housi, primeira e única plataforma de moradia por assinatura do mundo, totalmente digital, traz a Maringá o primeiro empreendimento no formato de aluguel por assinatura. Para mudar a forma pela qual as pessoas escolhem sua moradia, a Housi criou a modalidade de aluguel por assinatura. “As pessoas querem morar em um lugar que não tenha um vínculo tradicional. E geralmente os imóveis não estão mobiliados. Na moradia por assinatura, a pessoa entra no aplicativo, seleciona, vai morar e fica pelo tempo que quiser”, diz Evandro Rodrigues da Silva.

Segundo o diretor, é uma boa oportunidade para quem nunca investiu no mercado imobiliário e sempre achou baixa a rentabilidade de aluguel, pois o modelo por assinatura oferece um retorno maior. “O investidor do mercado tradicional já conhece as dores do mercado de receber um imóvel sem nenhum tipo de preparo para alugar. No BE Deodoro tudo será entregue pronto. Uma solução completa”, destaca.

Saiba Mais

Para obter mais informações a respeito do empreendimento, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo telefone (44) 3354-9334, pelo whatsapp (44) 99925-2883, ou site: https://serbravo.com.br/be-deodoro/

Da Redação com Assessoria – Imagem: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.