Evento da Sicredi Dexis discute investimento e planejamento

Edição do evento em Maringá foi na terça-feira (30/8), no Parque de Exposições – Foto: Divulgação

Investimento é mais do que decidir onde aplicar o dinheiro, porque a escolha depende de fatores como perfil de risco, finalidade do investimento e fase de vida – acumulação, manutenção e distribuição do patrimônio. E para cada um desses critérios, há opções de aplicação nas categorias de renda fixa, renda variável e investimentos alternativos. Para ajudar a entender o cenário econômico, oportunidades de investimento e como planejar o futuro, a Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP) está realizando cinco encontros do Investor Talks voltados para associados indicados pelas agências e gratuitamente. Depois de passar por Rio Claro/SP, São João da Boa Vista/SP e Londrina/PR, o encontro aconteceu em Maringá na terça-feira (dia 30/8) no Parque de Exposições e foi encerrado na quinta-feira (1º/9), na OAB de Paranavaí (PR).

O Investor Talks foi conduzido pelo economista Roberto Rodrigues, que é gerente de Investimentos e Funding da Sicredi Dexis. Ele explica que, entre as pessoas físicas, conforme a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), poupança, fundo de investimentos, ações e depósito a prazo são, nesta ordem, os investimentos mais utilizados no país. E aconselha: “investir é equilibrar as necessidades e desejos do presente com as necessidades que teremos no futuro”.

Para quem quer iniciar nesse mercado, ele também recomenda conhecer o perfil de investidor (conservador, moderado e arrojado), estabelecer prioridades, aplicar os recursos de acordo com objetivos de curso, médio e longo prazos, manter a disciplina e preferencialmente ter fontes de renda alternativas para a aposentadoria. Rodrigues ressalta outro ponto importante: planejar a sucessão, isso porque seguro de vida e previdência privada não fazem parte do inventário e, portanto, não pagarão impostos de transmissão. Já a criação de uma holding diminui a tributação da herança, e pode incluir imóveis e investimentos, por exemplo.

As sugestões foram bem recebidas por associados como o investidor Marcos Rogério Silva. “O evento foi importante porque trouxe informações preciosas sobre o cenário econômico e mostrou que existem diferentes tipos de investidores. Diante dessas informações, é possível nos conhecer melhor enquanto investidores e quais produtos a Sicredi tem a nos oferecer. O evento também mostrou que estou no caminho certo e que posso confiar nos investimentos que a equipe da Sicredi recomenda”.

Fonte: Sicredi.
Foto: Divulgação.