GGI e PM fazem vistoria e blitze durante Carnaval; final de semana teve 88 vistorias

Trabalho em conjunto: Grupo de Gestão Integrada e Polícia Militar
Estabelecimento flagrado em irregularidade foi autuado
Estabelecimentos foram flagrados com aglomeração de pessoas

As equipes do Grupo de Gestão Integrada (GGI) da Prefeitura de Maringá e a Polícia Militar estão mobilizadas durante o período de Carnaval para fazer cumprir as normas do decreto municipal em prevenção ao coronavírus.

O trabalho começou na noite da sexta-feira (12) e seguirá até a próxima quarta-feira (17). Vistorias são permanentes em ações preventivas e orientativas. Entre sexta-feira (12) e domingo (14), foram realizadas 88 vistorias a estabelecimentos, 33 orientações e três autuações. Também aconteceram blitzes de trânsito em diferentes pontos da cidade.

Foram vistoriados bares, restaurantes, tabacarias, serviços de entregas de bebidas e alimentos, festas clandestinas, entre outros estabelecimentos e eventos que são denunciados pela comunidade nos telefones 153 (da Guarda Municipal) e 156 (da Ouvidoria Municipal). Agentes verificam horário de funcionamento, aglomeração de pessoas, uso irregular da calçada, falta de uso de máscara de proteção, entre outros aspectos. O trabalho é orientativo e preventivo. Em caso de flagrante de descumprimento do decreto, há notificação, autuação ou interdição.

Decretos com medidas de prevenção ao coronavírus são publicados desde março de 2020. Apesar disso, alguns estabelecimentos permanecem descumprindo as normas. E até empresários alegando não conhecerem o teor dos decretos, mesmo com ampla divulgação da imprensa maringaense e nas páginas oficiais da prefeitura.

Durante a fiscalização, um bar, localizado no Jardim Paulista, foi autuado e interditado, no final da noite de sábado. O estabelecimento realizava uma festa de pagode, descumprindo o horário e aglomerando pessoas. As equipes também monitoraram festas anunciadas pela internet.

O trabalho no fim de semana, também teve participação da Polícia Militar em apoio ao comboio das equipes e nas blitze. Na sexta-feira e sábado foram realizadas abordagens a automóveis e motocicletas nas avenidas Senador Petrônio Portela e Bento Munhoz da Rocha Neto, além da rua Paranaguá. Os pontos são motivos de denúncias de moradores por aglomeração de pessoas nos finais de semana.

Policiais e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) verificaram documentação dos veículos e dos motoristas e pilotos. Também foram colocados cones e cavaletes nas pistas. Veículos com irregularidades foram recolhidos ao pátio da 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Participam das vistorias equipes das secretarias de Fazenda (SeFaz), Mobilidade Urbana (Semob), de Saúde, de Meio Ambiente (Sema), da Comunicação, da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.

DADOS – GGI (sexta, sábado e domingo)
– 88 vistorias
– 33 orientações
– 3 autuações

POLÍCIA MILITAR (sexta-feira e sábado):
– 70 pessoas abordadas
– 31 notificações
– 6 carros recolhidos
– 12 motos recolhidas

 Fonte: Diretoria de comunicação/Siacom – Fotos: Mileny Melo/PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *