Guarda Municipal de Maringá quintuplica atendimentos em 2021

Com a pandemia de Covid-19, a Guarda Municipal de Maringá tem trabalhado como nunca
Estatística confirma aumento na demanda por atendimentos
“Estamos motivando os guardas municipais com treinamento, qualificação e parcerias com outras unidades de segurança”, explica o secretário de Segurança Pública, Ivan Quartaroli

Com a pandemia de Covid-19, a Guarda Municipal de Maringá tem trabalhado como nunca. Antes e nos primeiros dias da pandemia, entre 1º de janeiro e 15 de março de 2020, foram 770 atendimentos pela GM. No mesmo período desse ano, o número subiu 4,1 mil atendimentos, aumento de 532%.

“Estamos motivando os guardas municipais com treinamento, qualificação, convênios e parcerias com outras unidades de segurança”, explica o secretário de Segurança Pública, Ivan Quartaroli.

Entre os treinamentos já feitos estão o de retenção de arma de fogo e algemamento com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Também treinamento de tiro com a Polícia Militar, de motopatrulha, sobre legislação, entre outros.

A GM também tem fundamental participação nas vistorias do Grupo de Gestão Integrada (GGI) para verificar o cumprimento dos decretos estadual e municipal em prevenção ao coronavirus. Desde o ano passado há ações integradas com as forças de segurança do governo do Paraná, verificando denúncias da comunidade e dando apoio para agentes das secretarias nas vistorias em espaços públicos e estabelecimentos.

Entre os atendimentos que mais aumentaram estão a ordem de serviço – quando é solicitado apoio da GM para alguma atividade.  Entre 1º de janeiro e 15 de março do ano passado foram 182 atendimentos contra 1.276 no mesmo período desse ano. Em abordagens a suspeitos, o aumento foi de 7 para 83; perturbação de sossego, subiu de 127 para 338; e violência doméstica, de 250 para 648. “A comunidade acostumou a procurar mais a Guarda Municipal. Sente confiança que podemos ajudar, resolver problemas”, comenta o comandante da GM, Adriano Almeida de Souza.

DADOS:

NATUREZA                                   2020         2021

  • ordem de serviço………………. 182             1.276
  • perturbação do sossego……… 127                338
  • violência doméstica…………… 250               648
  • patrulhamento preventivo….. 109              950
  • danos ao patrimônio………….. 33                     2
  • abordagem a suspeito………… 7                     83
  • maus tratos a animais………… 2                    20

COMPARATIVO
Entre 1º de janeiro e 15 de março

● 2020 – 700 atendimentos
● 2021 – 4,1 mil atendimentos

Fonte: Secretaria de Comunicação/Siacom/PMM- Fotos: Divulgação/PMM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *