Guto Silva garante liberação das emendas parlamentares para municípios da Amusep

O secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, garantiu que os recursos destinados para atender as emendas parlamentares começam a ser liberados em setembro. O anúncio foi feito durante reunião com os prefeitos das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro, no auditório da sede do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Maringá, ocorreu na tarde da quinta-feira (19).

Guto Silva, também, sinalizou que o Governo do Estado estuda uma nova cota de recursos para ser investida em projetos. “A segunda etapa está prevista para ser liberada entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022”, adiantou. Ele destacou que a proposta do governador Carlos Massa Ratinho Júnior é promover a abertura e manutenção de empregos, por meio da execução de obras públicas. “Teremos um segundo semestre forte, dentro de um cenário favorável para a economia”, ressaltou.

Cisamusep

Em relação ao repasse de recursos de custeio para o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep), Guto Silva, informou que terá um encontro com o secretário Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, para viabilizar a liberação dos valores.

Pedágio

Presentes ao encontro, os deputados estaduais Adriano José da Silva, o Soldado Adriano; Evandro José da Cruz Araújo, Evandro Araújo; Homero Figueiredo Lima e Marchese, Homero Marchese; José Aparecido Jacovós, Delegado Jacovós; José Tiago Camargo do Amaral, Tiago Amaral; Manoel Batista da Silva Júnior, Doutor Batista; Paulo Rogério do Carmo, Do Carmo; e Fernando Ernandes Martins, o Delegado Fernando, falaram sobre a decisão da Assembleia Legislativa do Paraná em permitir a concessão de rodovias estaduais para o Governo Federal.

De acordo com os parlamentares, dos trechos a serem contemplados com o novo modelo de concessão, apenas, um terço corresponde a rodovias do Estado. “A decisão seguiu uma lógica, porque o Governo Federal detém dois terços do total. No passado, foi feito o caminho inverso e os resultados foram desastrosos”, concluíram. Alertaram, também, para o fim do atual modelo, em novembro, que “pode” deixar os motoristas sem assistência médica e de atendimento ao usuário e os municípios, sem o recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), por até um ano.

Repercussão

Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, mais uma vez, Guto Silva mostrou-se solidário às causas dos municípios e apresentou respostas para todos os questionamentos. “O chefe da Casa Civil é um municipalista. Aberto ao diálogo e conhecedor da realidade das prefeituras. Esperamos que a liberação dos recursos das emendas seja agilizada e ocorra no tempo certo para podermos executar as obras”, afirmou.

O presidente do Cisamusep, prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado, agradeceu a interlocução de Guto Silva junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em prol da manutenção dos atendimentos realizados pelo Centro de Especialidades do Consórcio, que beneficiam um universo de cerca de um milhão de pessoas. Na opinião do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, manter um canal de comunicação permanente com os secretários de Estado e, especialmente, com o chefe da Casa Civil faz com que as reivindicações dos municípios sejam atendidas com mais rapidez.

Agenda

Na quinta-feira (19), Guto Silva cumpriu uma extensa agenda em Maringá. Pela manhã, esteve em uma reunião com empresários na sede da Associação Comercial e Empresarial (Acim), onde falou sobre a retomada da economia e a geração de emprego no Estado. À tarde, antes da reunião com os prefeitos, participou, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, da entrega de viaturas para os municípios da região.

Entre as autoridades presentes na sede do 4º BPM, estiveram o deputado federal, Gilson Cardoso Fahur, o Sargento Fahur; e o reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor doutor Júlio César Damasceno.

Fonte: Claudio Galleti/Assessoria de Imprensa – Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *