Hospital Universitário de Maringá abre 10 novos leitos de UTI para coronavírus

 

O Hospital Universitário de Maringá (HUM) abriu dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para coronavírus. Agora, são 20 leitos de UTI e 30 de enfermaria exclusivos para tratamento de complicações decorrentes do vírus. Projeto prevê disponibilizar até 108 leitos de enfermaria. “São instalações de altíssima qualidade e mais uma vez é o governo do Paraná priorizando investimentos na cidade”, disse prefeito Ulisses Maia durante visita ao local, acompanhado do secretário de Saúde, médico Jair Biatto.

A Nova Ala do HUM tem 8 mil m². Os dez leitos de UTI para coronavírus estavam todos ocupados. Com os dez novos abertos, diminuirá índice de ocupação de leitos em Maringá. Mesmo assim, médicos chamam atenção para quadro preocupante já que Maringá recebe paciente para UTI dos 30 municípios que formam a 15ª Regional de Saúde. Jair Biatto destacou que apoio do governo estadual é fundamental para ampliar capacidade de atendimento em Maringá.

O governador Ratinho Júnior esteve em Maringá no final de abril quando assinou Termo de Autorização de Repasse de R$ 15,3 milhões para HUM. Verba para medidas estaduais em prevenção ao coronavírus visando 500 novos leitos estaduais de UTI. No HUM foram para 20 leitos de UTI mais 88 de enfermaria, somando um total 231 leitos com os 123 já em operação. Diretor Médico do HUM, Luiz Ximenes, informou que outras alas estão quase prontas para entrar em operação.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Aldemir de Moraes/PMM.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *