Iluminação em LED proporciona mais segurança e economia de até 60% em consumo

Iluminação nova na avenida Gastão Vidigal promove mais segurança e economia aos cofres públicos
Obra recém-entregue, Praça Rocha Pombo tem iluminação eficiente com lâmpadas em LED
Revitalização de avenidas, como a Tiradentes, também valoriza a mobilidade da região e promove mais segurança
Obra recém-entregue, Praça Farroupilha tem iluminação eficiente com lâmpadas em LED

Quem passa pela avenida Gastão Vidigal no período noturno consegue ver melhor o avanço na infraestrutura local. A Prefeitura de Maringá finalizou no sábado (25/7), a implantação da iluminação em LED na ciclovia e pista de caminhada da avenida. Agora tem mais segurança e qualidade em mobilidade para quem trafega do Cidade Alta para o Antigo Aeroporto, e vice-versa.

A revitalização da Gastão, feita com recursos próprios da Secretaria de Serviços Públicos, risca um dos pontos prioritários no mapa de manutenção de 2020. Nesta página é possível ver os locais que tiveram troca da iluminação convencional pela nova, desde 2017, considerando também a projeção para o resto do ano.

Em agosto começa o trabalho de implantação de LED nas avenidas 19 de Dezembro, Mandacaru, Alziro Zarur, Pedro Taques e Tuiuti. Investimento será de R$ 2,8 milhões, com previsão de conclusão para outubro deste ano, de acordo com o processo de licitação.

AVANÇOS
Implantar luzes em LED nos espaços públicos, além de melhorar infraestrutura local, promove economia de até 60% em consumo, com relação às lâmpadas convencionais. Também ocorre reforço à segurança para quem passa pelos trechos em períodos noturnos e diminuição do impacto ambiental, por ter vida útil mais longa que luzes convencionais.

Projetos de obras públicas contemplam essa estrutura pela qualidade. A prefeitura projeta o equipamento de iluminação de acordo com o espaço.

Meus Campinhos, Terminal Urbano, Praça de Patinação da Vila Olímpica, avenida Carlos Borges e praças Farroupilha e Rocha Pombo são parte das dezenas de locais revitalizados desde 2017, quando projeto de troca de iluminação teve ação mais incisiva.

No começo, o plano contemplou seis Centros Esportivos de Maringá e Distritos. De 2018 a 2019, quadras poliesportivas de 13 escolas municipais foram revitalizadas e salas de aulas de outras 11 unidades ficaram mais claras. Em 2019, entre praças, avenidas, ciclovias, campos de futebol e áreas de convivência, 16 espaços foram reestruturados para receber o LED.

Outros 60 superpostes (30 de 12 metros e 30 de 6) estão distribuídos no estacionamento do Estádio Willie Davids, praça da Catedral e dos Distritos, e complexos de lazer.

Em 2020, Maringá segue ganhando com eficiência energética e iluminação mais potente. Ação recente inclui instalação de luzes com placas fotovoltaicas, consideradas fonte de energia alternativa, limpa e sustentável.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Fotos: Aldemir de Moraes e Mileny Melo/PMM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *