Instituto Ambiental de Maringá intensifica fiscalização para evitar descarte irregular de efluentes em córregos

Operação de fiscalização para averiguar um possível descarte de efluentes no Ribeirão Floriano

O Instituto Ambiental de Maringá monitora constantemente o descarte irregular de efluentes em córregos e rios da cidade. Na noite de segunda-feira (2), técnicos do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), realizou uma operação de fiscalização para averiguar um possível descarte irregular de efluentes no Ribeirão Floriano.

A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal de Maringá

Na ação, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal, as equipes coletaram amostras de água do córrego para análise. O material será analisado e, caso esteja fora dos parâmetros permitidos pelas legislações ambientais, o IAM e o IAT vão adotar medidas cabíveis para identificar e multar os responsáveis pelo descarte irregular no córrego.

Operação foi realizada após denúncias de mau cheiro no local, registrada pela Ouvidoria Municipal e IAM

A operação foi realizada após denúncias de mau cheiro no local, registradas pela Ouvidoria Municipal e no IAM. A diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff, afirma que o IAM vai intensificar as operações noturnas com apoio de outros órgãos. “O objetivo é coibir possíveis lançamentos irregulares de efluentes por empresas e atuar sempre para garantir a preservação dos nossos córregos e o bem-estar da comunidade que mora na região”, diz.

Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Divulgação/IAM.