Com o objetivo de gerar impacto social e transformar vidas, o Instituto CoopConecta, da Sicredi União PR/SP, Cocamar e Lions Distrito LD-6, lançaram na terça-feira (20/7), a quarta edição da Campanha União Solidária em Londrina e Maringá. Nos dias 21 e 22 a campanha foi lançada em São João da Boa Vista e Limeira, ambas no estado de São Paulo. Em Londrina o lançamento aconteceu no Espaço CoopConecta (Avenida Ayrton Senna, 555) e em Maringá, no Hotel Nobiles Suítes – Paraná Moda Park Shopping – Rodovia PR-317.
Desde que foi criada, a União Solidária vem impactando mais vidas a cada edição. Em 2018 foram 550 mil em 31 cidades, envolvendo 150 entidades; em 2019 foram 690 mil vidas impactadas, atendidas por 437 entidades de 113 cidades; e no ano passado, 692 mil pessoas atendidas por 466 entidades também em 113 cidades. As arrecadações foram de R$ 1,3 milhão no primeiro ano; R$ 3,5 milhões em 2019; e cerca de R$ 4,1 milhões ano passado.
A campanha consiste em contemplar projetos inscritos por entidades que atuam nos eixos de Assistência Social, Esportes, Cultura, Educação, Meio Ambiente e Saúde. Os projetos inscritos são avaliados e, sendo aprovados, as entidades recebem cupons para serem comercializados. Quem compra, concorre a prêmios e todo o recurso arrecadado com a venda é revertido a cada entidade, de acordo com a venda efetuada, sem qualquer desconto.
Os prêmios foram adquiridos pelos apoiadores da campanha – a cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP e a Cooperativa Agropecuária Cocamar. A ação atende ao 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade em que as cooperativas atuam, além de estar alinhada, diretamente, a quatro dos Objetivos de Desenvolvido Sustentável: Erradicação da pobreza, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, e Parcerias e meios de implementação. As duas cooperativas são signatárias do Pacto Global da ONU.
Inscrição de projetos
As entidades já podem inscrever seus projetos no portal www.campanhauniaosolidaria.com.br. O período da realização será de julho até fevereiro de 2022, quando serão sorteados três carros Fiat Argo e seis motos Honda CG Start. Mas os compradores não concorrerão apenas aos prêmios maiores: haverá sorteios mensais de setembro a janeiro, na seguinte ordem: três IPhones XR; três patinetes elétricos; três notebooks, três smart TVs e três bicicletas elétricas.
Os cupons poderão ser adquiridos física ou eletronicamente ao custo unitário de R$ 10. Mas atenção: quem comprar o cupom físico terá que cadastrá-lo no site da campanha para poder, de fato, participar dos sorteios.
“Esta é uma campanha que vem, realmente, impactando vidas, dando oportunidade a entidades de realizarem seus projetos de atendimento a pessoas que precisam do apoio da sociedade”, comenta o presidente do Instituto CoopConecta, Wellington Ferreira.
Segundo a assessora da campanha, Gisely Fernanda Rodrigues Almeida Miiller, este ano serão disponibilizados 1,5 milhão de cupons, sendo 900 mil físicos e 600 mil eletrônicos. A expectativa, adianta ela, é ter a participação de 500 entidades nas 113 cidades de atuação do Instituto CoopConecta, da Sicredi União PR/SP ou da Cocamar.
Fonte: Giovana Campanha/Matéria Comunicação – Fotos: Divulgação.