Engenheiro civil e CEO da Catamarã Engenharia, José Armando Quirino, o Zeca (foto), recebeu o prêmio Empresário do Ano em 29 de setembro, acompanhado por mais de 600 pessoas no Lebloc Eventos. A homenagem é concedida anualmente pela Acim, Sivamar, Apras e Fiep.
Para o presidente da Acim, José Carlos Barbieri (foto), o prêmio reconhece uma “empresa tradicional, sólida, que é exemplo de governança, sucesso familiar e para a indústria da construção civil. Zeca é um homem simples, de muita fé, inquieto, trabalhador, persistente, detalhista, orgulhoso da família que construiu, um filantropo diferenciado que gosta de comemorar conquistas e sempre disposto a ajudar a todos. Basta perguntar à diretoria do Sinduscon/PR-Noroeste e a todos que compõem o Marev, entidade que ele ajudou a fundar e presidiu”.
Carlos Valter Martins Pedro (foto), destacou a satisfação de encerrar o mandato como presidente da Fiep homenageando Zeca. “Sou industrial do setor metalmecânico há mais de 40 anos e aprendi na Fiep que cada obra é uma indústria nova. Este prêmio é para o Zeca, para sua família, para a Catamarã, mas principalmente para a construção civil, uma indústria que tem importância e especificidade e que nós das federações e Confederação Nacional da Indústria precisamos olhar com mais atenção. Parabéns”.
Já o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia (foto), que veio à cidade especialmente para a cerimônia, destacou: “ter o reconhecimento de todas as entidades da sua região como merecedor de um prêmio desta envergadura é uma prova de competência incrível. Construir uma família da forma como fez e ser generoso em relação aos trabalhos sociais que você se envolve, é emocionante estar aqui para viver isso”.
Em nome do governo do estado, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros (foto), discursou. “A política é um jogo de xadrez, onde as peças se movem sozinha e às vezes mudam de cor. É neste ambiente que há 35 anos convivo, luto e faço esforço para trazer recursos para que nossa cidade seja melhor, e o Zeca contribui muito para isso, porque Maringá é um esforço conjunto de todos nós. O prêmio é um reconhecimento à amizade, mas especialmente pela sua atuação no Marev, pela fé que move a sua luta, os seus princípios e o seu sucesso”.
Em seu discurso, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora (foto), ressaltou o “reconhecimento pela história do homenageado”.
No momento mais esperado da cerimônia, foi entregue o certificado do prêmio pelos representantes das quatro entidades realizadoras: Dercílio Constantino (Sivamar), Ariovaldo Costa Paulo (Apras), Carlos Valter Martins Pedro (Fiep) e José Carlos Barbieri (Acim) (foto).
Na sequência o homenageado com o mesmo prêmio no ano passado, Márcio Frizzo, da Certezza Consultoria, entregou a estatueta exclusiva do prêmio ao Zeca (foto).
Emocionado, o Empresário do Ano 2023 afirmou que “a Catamarã Engenharia é o esteio da nossa família, por isso, cuidamos muito bem dela. Mas uma empresa não pode ser feita só de família ou da fé, precisa de pessoas. Aproveito para agradecer nossos colaboradores, fornecedores, clientes e todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta história. Receber este prêmio tão importante, que é capitaneado pela Acim e chancelado por tantas entidades de renome, é uma honraria para uma pessoa que nunca pensou em um prêmio, mas sempre quis premiar a vida de pessoas com qualidade de vida”.
Zeca Quirino (foto) é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), tem especialização em Irrigação e Drenagem e MBA em Gestão de Negócios da Construção Civil. Em 1989 fundou com a esposa, a também engenheira civil Marcela, a Catamarã Engenharia. Foi um dos fundadores e já presidiu o Maringá Apoiando a Recuperação de Vidas (Marev). É vice-presidente do Sinduscon/PR-Noroeste e integra a CBIC.
É pai de Bruno, Rodrigo, Eduardo e Marcelo, sendo que Rodrigo e Marcelo são engenheiros e sócios-diretores da empresa da família.
O Empresário do Ano é uma sucessão do prêmio Comerciante do Ano, criado em 1980 pelo Sivamar. Em 1998 a Acim passou a ser copromotora. No ano seguinte Apras e Fiep passaram a ser parceiras da premiação e o nome foi alterado.
Especial por Giovana Campanha/Matéria Comunicação.
Fotos: Vanessa Rocha e Ivan Amorin.