JOSÉ BUZATO – Uma crônica de autenticidade

Advogado homenageado José Buzato, ladeado (à esquerda) pelo Conselheiro Federal da OAB, Airton Molina e pela vice-presidente da seccional Paraná, Marilena Winter (eleita presidente para a próxima gestão), e pelo atual presidente da OAB Paraná, Cássio Telles

O advogado José Buzato, homenageado no início de dezembro pela OAB do Paraná, juntamente com outros colegas de profissão, recebeu com satisfação a láurea pelo profícuo trabalho realizado. A entidade estabeleceu três requisitos para indicar os laureados: 45 anos de inscrição na Ordem ou 70 anos de idade e 30 anos de contribuição.

“Este é o reconhecimento àqueles que por muitos anos trabalharam em favor do direito e da justiça, que continuam ativamente atuando em defesa da Constituição, dos direitos humanos, das garantias fundamentais, da legalidade e do Estado Democrático de Direito”, afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles. Além dos critérios citados, a homenagem destacou que a conduta ilibada de cada um dos profissionais sobressaiu como pré-requisito na entrega da honrosa distinção.

Advogado José Buzato

Buzato é remanescente da última turma (1975), formada pela extinta Faculdade de Direito de Maringá, que a partir de 1976 foi oficialmente absorvida pela Universidade Estadual de Maringá. Tempos que não escapam à memória daqueles que cresceram naquele trecho do século passado, já sinalizador do potencial econômico e desenvolvimentista que a cidade inspirava aos moradores e visitantes.

Enquanto o verde crescia como guarda-chuvas ecológicos para despertar e reafirmar outra vocação maringaense, o apreço à natureza, o interesse pela cátedra ganhou forma no projeto de vida de Buzato. Logo, ele percorria os espaços internos da UEM, credenciado como professor de Direito. As salas de aula, enfim, acolheram um aliado rapidamente identificado com a Educação e, sobretudo, com a didática capaz de tratar ensino e aluno com muito tato, polimento e respeito.

Casado, pai de duas filhas, um filho, avô participativo, Buzato nasceu em Bandeirantes (PR) e desembarcou em Maringá em 1953. A longa carreira tem, portanto, o timbre da cidade exaltada em uma canção popular.
Embora ainda se dedique a honrar compromissos advocatícios com alguns clientes, Buzato já se aposentou da UEM e também procura se afastar, gradativamente, do exercício da profissão que o tornou um reconhecido especialista em Direito Eleitoral – que ele admite apreciar – e Tributário, entre outras áreas.

O saber jurídico se traduziu em cargos importantes ocupados na administração pública de Maringá nas gestões dos ex-prefeitos Silvio Magalhães Barros, Ricardo Barros e Silvio Barros II. Nos referidos mandatos, ocupou cargos alternados de Procurador Jurídico, Secretário de Gestão e Chefia de Gabinete. Tornou-se um consultor requisitado, consequência direta do preparo, do conhecimento profundo das leis e de pesquisa constante.

José Buzato com o colega Paulo Roberto Pereira de Souza (e)

O perfil de Buzato se revela em prudência, calma e intuição. Dele sempre se pode esperar um diálogo leve, que se esforça e consegue distanciar-se dos excessos técnicos. Casa, família, amigos, um estilo de vida que não o prive de pequenos privilégios estão na pauta que ele rascunha a cada dia. Já tiveram espaço consagrado antes, como fica evidenciado. E permaneceram imunes ao tempo. Herança do exercício ilibado da profissão, incorporado também à vida pessoal, como destacou a OAB Paraná.

Fonte: Elvio Rocha – Fotos: Vanessa Cancian/OAB-Maringá.