Com a participação de 450 pessoas, a cerimônia do Prêmio Acim Mulher homenageou a empresária Leiza Oliveira, da Minds English School, pecuarista e sócia de uma rede de motéis. Concedida pela Acim e seu conselho de mulheres empresárias, o Acim Mulher, uma homenagem ocorrida em 14 de março no Vivaro, reunindo familiares, amigos e colaboradores de Leiza, além de lideranças e autoridades.
“A homenageada de hoje buscou e conquistou a transformação do cenário de ensino de inglês, porque amplificou o alcance do idioma nacionalmente. Anexo propósito e ação para atuar em ramos diversos. Quanto orgulho e quanta honra é conviver e aprender com sua dedicação, pioneirismo e garra”, discursou a presidente da Acim Mulher, Noroara Moreira, que também destacou que a Acim Mulher está completando 40 anos.
Para o presidente da Associação Comercial, José Carlos Barbieri, “Leiza fundou uma franquia num mercado competitivo, que é o de escola de línguas e tem se destacado. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o país tem 3,3 mil redes, que faturaram mais de R$ 273 bilhões no ano passado. Leiza contribui para este número, tendo 80 unidades. Ela é uma profissional admirável, cuja trajetória é marcada pela competência, pela liderança ética e pela contribuição efetiva ao desenvolvimento da economia e da nossa sociedade”.
Já o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros, afirmou que “a resiliência, perseverança e dedicação de Leiza merecem aplausos”.
O senador Sergio Moro declarou que o prêmio “mostra a força da mulher paranaense e empresarial. Comparar aos eventos da Acim é prestigiar o setor privado e trajetórias de resiliência como a de Leiza”. Também presente na cerimônia, a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós afirmou que a premiação regular e celebra o talento das mulheres que fazem a diferença na área de atuação. “A trajetória de Leiza mostra que a educação é uma ferramenta poderosa de transformação”.
Com a participação das conselheiras do Acim Mulher, que subiram ao palco, a entrega do certificado do Prêmio Acim Mulher foi feita por José Carlos Barbieri e Noroara Moreira à Leiza.
Na sequência, a estatueta foi entregue pela ganhadora da homenagem no ano passado, Fátima Iwata.
Emocionada, Leiza ressaltou os sentimentos de gratidão, orgulho e o senso de responsabilidade. “Que esta homenagem possa inspirar as mulheres a ocupar os espaços que lhes pertencem e a acreditar no seu poder de mudança, porque competência não tem gênero e diversidade fortalece qualquer negócio”. Ela também contou que conheceu mulheres extraordinárias no Acim Mulher, o conselho que integra há três anos, além de ter agradecido a família.
Formada em Ciências Contábeis e em Gestão de Negócios, Leiza liderou a Minds, escola de inglês com 80 unidades em 21 estados e três mil colaboradores. Depois de perder o pai ainda criança, ela começou a trabalhar como costureira e vendeu lingerie. A primeira escola de inglês foi aberta em sociedade depois que vendeu um carro e tudo que tinha, mas o negócio não deu certo. A Minds veio anos depois e tem sede em Maringá.
Leiza foi homenageada porque foi escolhida num processo de duas etapas. Primeiro, 20 entidades indicaram mulheres que desenvolvem atividade, pesquisa, produto ou projeto que servem de modelo para outras iniciativas. Depois de uma comissão julgada composta por representantes de sete entidades escolhidas Leiza entre os nomes indicados. O prêmio é anual e foi criado em 2004.
Fonte: Giovana Campanha/Matéria Comunicação.
Fotos: Ivan Amorin/Pólen Imagens.