Líderes em Movimento terá especialistas para inspirar transformações

Conferência contará com a presença de Sugata Mitra, cientista da computação e teórico da educação.
Entre as atrações está o pesquisador e consultor americano Barry Johnson
Celso Athayde marca presença com a palestra "A coragem do fazer: a responsabilidade de transformar realidades"

Inscrição é gratuita para a conferência digital que acontecerá de 27 a 29 de outubro

 Com o objetivo de inspirar, conectar e transformar líderes para promover mudanças na sociedade, o Sebrae realiza de 27 a 29 de outubro o Líderes em Movimento. Online, o maior evento de liderança do Brasil está com as inscrições abertas. Com mais de 22 horas de conteúdos, palestrantes nacionais e internacionais, a conferência de três dias vai disseminar ideias, permitir a troca de experiências e ouvir os principais speakers do cenário nacional e internacional para potencializar habilidades de líderes e impactar a retomada do cenário pós-pandemia.

O Líderes em Movimento é indicado para líderes institucionais, públicos, empresariais, jovens e mulheres que participam do diálogo público, com poder de influenciar setores econômicos, comunidades, cidades, estados e país.

“Teremos cases com pessoas que criaram e transformaram a partir de um olhar diferenciado e criativo sobre a realidade. Os participantes terão uma experiência surpreendente durante o evento, superando a lógica de apenas conteúdos expositivos”, afirma a coordenadora estadual de Liderança do Sebrae/PR, Rosângela Angonese.

A palestra de abertura, no dia 27, das 9h20 às 10h30, será com Sugata Mitra, cientista da computação indiano e teórico da educação, com o case “Como liderei uma revolução com uma escola nuvem”. Sugata foi responsável por colocar um grupo de estudantes para trabalhar com um único computador, sem a supervisão de um professor. Conquistou, em 2013, o Prêmio TED, organização sem fins lucrativos nascida nos Estados Unidos e dedicada a divulgar ideias que buscam uma compreensão mais profunda do mundo. Com a premiação de US$ 1 milhão, o indiano projetou sua ideia, o Self Organised Learning Environments (SOLE).

Em sua conferência, Sugata Mitra questiona o atual sistema de ensino que, segundo ele, está baseado na era dos impérios, quando os governos formavam cidadãos idênticos para funcionar em qualquer parte do planeta. É a favor do fim das provas e punições, com a justificativa de que a parte reptiliana do cérebro, quando ameaçada, desliga todo o resto do córtex frontal, incluindo as áreas que aprendem.

O evento ainda terá entre as atrações o pesquisador e consultor americano Barry Johnson, com a palestra “Solucionando problemas complexos pelo pensamento das convergências dos opostos”.

No dia 29, acontece um painel de diálogo entre os dirigentes do sistema Sebrae e o assessor especial do Ministério da Economia, ex-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. No foco do debate estarão os problemas e soluções para os desafios que envolvem as micro e pequenas empresas neste momento de crise e o ambiente de negócios no Brasil.

No Espaço Transformar, que tem como foco a referência em lideranças que transformam os desafios em ativos de inovação para projetos e ações concretas de desenvolvimento, haverá a participação, no dia 27, da cientista social e antropóloga Rosana Pinheiro Machado, com a palestra “Rotas para um Brasil melhor: o desafio para os grandes líderes de hoje”. Rosana atua como professora de pós-graduação, é pesquisadora e colunista. É considerada uma das pioneiras na produção de trabalho de campo na China e uma referência brasileira na Sinologia (estudo da civilização da China). Autora de diversos livros, possui dezenas de artigos em periódicos e capítulos de livros internacionais. Luta por um ensino superior livre de abusos, mais justo, horizontal e inclusivo. A palestrante desenvolve projetos sociais em periferias, como por exemplo a fundação na Escola Comum, que visa a desenvolver capital humano entre jovens de baixa renda.

O Espaço Inspirar traz uma programação que vai auxiliar os participantes a identificarem demandas e necessidades das pessoas, unindo e integrando a comunidade a partir de um propósito unificado. Nele, estará Celso Athayde, no dia 27, com a palestra “A coragem do fazer: a responsabilidade de transformar realidades”. Ele é um dos fundadores da Central Única de Favelas (Cufa), a maior organização não governamental focada nas favelas do Brasil e presente em mais de 17 países; da Favela Holding; do Data Favela, instituto de pesquisa e estratégias de negócios especializado na realidade das favelas brasileiras. Criou ainda a Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA), evento internacional que acontece em 12 países e nos 27 estados da Federação, entre outros. O Espaço contará ainda com a palestras e participações de Martín Restrepo, fundador da Editacuja, Facilitador & Learning Design; Oscar Motomura, fundador e principal executivo da Amana-Key; Ricardo Cappra, Tai Nalon e Ronaldo Lemos.

Espaço Conectar
O Espaço Conectar traz lideranças que conhecem com profundidade problemas atuais. No dia 27, participam do painel “Liderança e protagonismo: como os líderes estão rompendo barreiras e entregando resultados”, com Sil Bahia, Daniel Cavareti e Jackson Fressato. Marca presença o casal Iara e Eduardo Xavier, com o projeto “Caçadores de bons exemplos”. No dia 28, o painel “As ODS como vetor de transformação”, conta com a presença de Thalita Gelenskie, Caio Esteves (Cidade Inteligente) e Carlo Pereira (Pacto Global ONU). Também participam com o tema “Competência para liderança do futuro”, a fonoaudióloga e especialista em Voz, doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo, Leny Kyrillos, além de Pedro Mello e Allan Costa.

Fonte: Jornalistas Fernanda Bertola e Adriano Oltramari

www.pr.agenciasebrae.com.br – Fotos: Divulgação/Sebrae