LONDRINA – X Mostra Londrix VideoPoema abre inscrições nesta terça-feira (8/2)

Novidade da décima Mostra fica por conta da inclusão da categoria “Hip Hop/Slam/Rap”. Vídeos podem ser inscritos até o dia 8 de abril

LONDRINA - X Mostra Londrix VideoPoema abre inscrições nesta terça-feira (8/2)
Orquestra Acadêmica Bravi, que será homenageada nesta edição através do poema sinfônico “Londrina em Quatro Atos”. Trata-se de um tributo aos 87 anos de fundação da cidade

A décima edição da Mostra Londrix VideoPoema, da Cidade de Londrina (PR), abre as inscrições, nesta terça-feira (8), aos interessados na experimentação de versos e vídeos, nos mais diversos formatos e suportes tecnológicos. Com tema livre, os projetos poderão ser inscritos até o dia 8 de abril através do site www.londrixfestival.com.br

A novidade da X Mostra Londrix VideoPoemas fica por conta da inclusão do Hip Hop/Slam/Rap, além de outras duas categorias previstas em edital: Videopoema Geral e VídeoPoema (apenas com declamação, sem utilização de recursos virtuais).

Serão selecionados quatro vídeos das três categorias, com o tempo máximo de cinco minutos de duração. O material não precisa ser inédito, mas deverá ser confeccionado em língua portuguesa contendo as seguintes informações: nome e sobrenome do criador, endereço, breve biografia (cinco linhas), telefone e endereço de e-mail.

O envio será feito por link da plataforma do YouTube. Não serão aceitos materiais com conteúdo ofensivo, racista ou discriminatório de qualquer espécie, ou que contenham discurso de ódio.

Em seu décimo ano consecutivo, a Mostra reafirma e amplia o intuito de demonstrar que a literatura, aparentemente estática e destinada aos sites on-line de livros, ganha acréscimos de leitores através de novos recursos tecnológicos, cada vez mais empregados.

“O discurso poético pode ser transmitido em diferentes plataformas. A interação ente a palavra escrita, falada ou imaginada pode encontrar, no suporte audiovisual, novas formas de expressão”, analisa Edra Moraes, idealizadora e coordenadora da Mostra.

Ainda segundo ela, o resultado é o crescimento do hibridismo entre as artes. ”Queremos, sobretudo, possibilitar uma vitrine que promova o entretenimento e reflexão a quem assiste e ouve os vídeos. Ou seja, comprovar que a poesia é para ser lida com todos os sentidos”, complementa.

INICIATIVA BEM-SUCEDIDA

Patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), via projeto 21-116, a X Mostra Londrix VideoPoemas é uma das mais bem-sucedidas iniciativas do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, que será realizado entre 9 e 14 de maio. O evento, um dos mais importantes de Londrina, também é patrocinado pelo Promic.

A realização da Mostra é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina/Museu Histórico de Londrina.

A curadoria da Mostra fará a seleção dos vídeos inscritos entre 9 e 19 de abril. Os participantes escolhidos em cada categoria serão comunicados no dia 20 de abril. Os projetos contemplados terão divulgação nas redes e canal do YouTube do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, a partir do dia 25 de abril.

A exibição pública dos VideoPoemas selecionados ocorrerá no Museu Histórico de Londrina, durante a programação do LONDRIX/2022.

BREVES INFORMAÇÕES SOBRE VIDEOPOEMAS

O pensamento primeiro sobre poesia remete, imediatamente, à imagem do livro clássico preenchido com versos, rimas e métricas – expediente válido, claro. No entanto, há inquietudes em escritores e cineastas – profissionais ou iniciantes – reveladas na utilização de novas tecnologias.

O vídeopoema traduz os atuais tempos da fusão entre poesia e vídeo. Tal hibridismo recria versos com imagens e cenas, além da interpretação dos criadores e suas experimentações.

Considera-se videopoema, o trabalho em vídeo que parta de um poema. A coordenação da X Mostra Londrix VideoPoema espera receber alguns trabalhos, que se encaixem em alguns termos.

Por exemplo: “poesia eletrônica”; “new media poetry”, traduzido para “poesia das novas mídias”, poemas fílmicos, cine-videopoesia, infopoesia ou computer poetry, poesia multimídia para designar videopoemas e clipoemas (considerados sinônimos), independentemente do suporte de exibição (tela de cinema, aparelho de televisão, monitor de computador, etc).

HOMENAGEM

A exemplo das edições anteriores, a Mostra irá homenagear um trabalho de VideoPoema. Mais precisamente “Londrina em Quatro Atos”, texto do consagrado escritor e dramaturgo Renato Forin Jr.

Os versos do autor transformaram-se em quatro poemas sinfônicos, compostos por Daniel Simitan e Erisla Pastore, com execução da Orquestra Acadêmica Bravi. Direção artística de Jhonatan Santos e produção de Thalita Deldotti.

Trata-se de uma homenagem literária-cênica-musical aos 87 anos de fundação de Londrina. O poema sinfônico narra, através de versos e acordes, a trajetória de uma senhora que chega aos 87 anos de idade, internada na UTI de um hospital vitimada pela Covid-19.

Lá, ela rememora lembranças, afetos, sacrifícios, numa trajetória lírica e igualmente dolorida. “Londrina em Quatro Atos” estreou no dia 15 de dezembro do ano passado, via on-line. O vídeo pode ser acessado no site do Londrix: http://londrixfestival.com.br/

SERVIÇO:

  • Abertura das inscrições da X Mostra Londrix VideoPoemas, nesta terça-feira (08/02), através do site do Festival Literário de Londrina/Londrix: https://londrixfestival.com.br/
  • Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até o dia 8 de abril. A seleção da curadoria ocorre entre 9 e 19 de abril. O comunicado dos vídeos escolhidos será feito aos autores no dia 20 de abril.
  • A X Mostra Londrix VideoPoema tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), através do projeto 21-116.
  •  Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina/Museu Histórico de Londrina.

Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora da Mostra, Edra Moraes (41) 9 9772-2417; e com a produtora cultural Chris Vianna (43) 9 9941-7414.

Fonte: Antônio Mariano Júnior/Assessor de Imprensa – Foto: Divulgação.