Mostrar os benefícios que os municípios têm ao se cadastrarem no Mapa Brasileiro de Turismo. Foi o primeiro tema de trabalho da Câmara Técnica do Turismo da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. O colegiado foi constituído, na sexta-feira (11), à tarde, durante videoconferência, que reuniu representantes de 22 prefeituras da área de abrangência da Amusep.
O secretário Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá (Siacom), Marcos Cordiolli, destacou o quanto é importante estar integrado no Mapa. “O cadastro é o passaporte para acessar as linhas de crédito e os programas da área desenvolvidos pelos governos do Estado e Federal”, ressaltou.
Oportunidades
Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, a criação da Câmara Técnica ocorre em um momento oportuno, quando o setor precisa se reestruturar para a retomada das atividades, no pós-pandemia. “O Turismo é um importante fator de geração de emprego e renda. O papel do colegiado é elaborar políticas públicas e identificar caminhos que levem a novas possibilidades de negócios”, afirmou.
Durante o encontro, ficou decidido que haverá uma nova reunião para dar sequência na tramitação das exigências e cumprir os requisitos para se cadastrar no Mapa. Será na próxima semana, com representantes da Rede de Turismo Regional (Retur), responsável por acompanhar o encaminhamento dos documentos.
Bianual
O Mapa é atualizado a cada dois anos. Na fase atual, o prazo vence em 31 de julho. Para integrar o sistema, é necessário ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal funcionando e orçamento próprio. Também deve ter prestadores de serviços registrados no Cadastur, entre outras exigências.
Comitê Gestor
Após a constituição da Câmara Técnicas, foram definidos os integrantes do Comitê Gestor. De forma voluntária, ofereceram-se para participar Mateus Girotto, de Floresta; Altino Pires de Araújo Neto, de Lobato; Maikom Everson Parpinelli, de Marialva; Thaíse Bueno, de Maringá; Jhonatan Machado Feitosa, de Santa Fé; e Sara Godoi, de Sarandi. Em seguida, Neto, de Lobato, foi indicado como coordenador.
O Comitê Gestor é responsável por definir os detalhes e preparar as reuniões. Colhe as sugestões dos assuntos a serem tratados nos encontros e, quando necessário, convida especialistas ou empresários para falar sobre os temas da pauta.
Fonte: Jornalista Claudio Galleti/Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação.