Maringá apresenta modelo definitivo de retentor de impurezas

Maringá apresenta modelo definitivo de retentor de impurezas
O projeto do Retentor de Impurezas de Águas Pluviais (RIAP) foi desenvolvido pela estagiária e pós-graduanda em Gestão Ambiental, Marilda Cristina Scarsi

A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Maringá, apresentará nesta sexta-feira (4), às 11 horas, o modelo definitivo do projeto Retentor de Impurezas de Águas Pluviais (RIAP), em frente ao portão do Parque do Ingá, na Avenida São Paulo.

Desde o início da gestão, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Carlos Henrique Cardozo destaca a importância de buscar soluções inteligentes e ecológicas que possam trazer mais agilidade às limpezas das bocas de lobo. “Hoje Maringá conta com mais de 100 mil bueiros, o que trouxe à tona a necessidade de projetos como este”.

A Superintendente Maria Lígia Guedes, que supervisionou o projeto desenvolvido pela estagiária e pós-graduanda em Gestão Ambiental, Marilda Cristina Scarsi, destaca que foram feitos estudos pela secretaria. “Desenvolvemos um projeto que se encaixa nas necessidades de Maringá, que é uma cidade muito arborizada e, devido aos resíduos, geralmente leva a alagamentos. O equipamento, após as avaliações técnicas do setor de engenharia, foi produzido pela equipe da serralheria da Secretaria de Infraestrutura.”

O Retentor de Impurezas de Águas Pluviais (RIAP) consiste num equipamento coletor, idealizado em formato diagonal, anexado às galerias pluviais, trazendo mais agilidade às limpezas, menos entupimentos nas galerias e inicialmente será implantado em algumas regiões de Maringá.

Fonte: Weverton Aguiar da Silva/PMM – Foto: Aldemir de Moraes.