Maringá é a melhor cidade do Brasil para se viver

Maringá se destacou entre os 100 maiores municípios brasileiros como a melhor cidade para se viver
A colocação foi revelada pelo Ranking Macroplan 2021, que apresenta os Desafios da Gestão Municipal, publicado pela Revista Exame
Prefeito Ulisses Maia: “O ranking é o resultado e reconhecimento a todo esse trabalho que desenvolvemos em prol da comunidade"
Evento reuniu principais segmentos econômicos de Maringá
Michel Felipe Soares, presidente da Acim
Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural
Julio Damasceno, reitor da UEM
Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes PR)
Marcos Cordiolli, secretário de lnovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá - (Siacom)
Vice-prefeito Edson Scabora; presidente do Conselho Superior da Faciap, Marco Tadeu Barbosa e o prefeito Ulisses Maia
Vice-prefeito Edson Scabora; presidente do Sinduscon/PR - Noroeste, Rogério Yabiku e o prefeito Ulisses Maia

Maringá se destacou entre os 100 maiores municípios brasileiros como a melhor cidade para se viver. A colocação foi revelada pelo Ranking Macroplan 2021, que apresenta os Desafios da Gestão Municipal, publicado pela Revista Exame.

O índice leva em conta as áreas educação, saúde, segurança, saneamento básico e sustentabilidade e considera elementos importantes da economia em geral. O Índice é o mais seguro para avaliar a qualidade e eficiência de gestão municipal.

Para o ranking, foram avaliados 15 indicadores dos Desafios da Gestão Municipal e os principais deles foram apresentados em Maringá pelo prefeito Ulisses Maia para os líderes da sociedade civil organizada que comandam os principais segmentos econômicos maringaenses. Foi a 3ª vez que a cidade recebeu o título, liderando o ranking antes em 2017 e 2018.

O prefeito Ulisses Maia destaca que o ranking é fruto do histórico senso empreendedor dos maringaenses, aliado à união da sociedade civil e ao trabalho intenso da gestão municipal. Ele enfatiza que a economia fortalecida na cidade, com o bem-estar da população e com a Prefeitura eficiente e eficaz, Maringá será ainda melhor. “O ranking é o resultado e reconhecimento a todo esse trabalho que desenvolvemos em prol da comunidade, que se reverte para a qualidade de vida e para a economia. E, claro, contribui muito para o desenvolvimento de Maringá, já que destaca a cidade em nível nacional e pode ajudar a atrair empresas que buscam crescimento em meio a uma comunidade unida, eficiente e inovadora”.

Ao reconhecer essa conquista importante, o prefeito lançou um novo desafio: tornar Maringá como uma Cidade de Classe Mundial, equiparada às melhores do mundo.

Para tratar também sobre esse desafio, o prefeito se reuniu com deputados federais e estaduais e vereadores, e com a sociedade civil. Nas apresentações foram apontados diversos elementos e ações que visam alavancar a cidade, como o programa de aceleração da economia e políticas para transformar Maringá em uma Smart City, uma cidade inteligente e cosmopolita.

Ulisses Maia também apresentou o aprimoramento na mobilidade urbana, sustentabilidade e enfatizou a zeladoria municipal. Ainda durante o encontro, comunicou que a Prefeitura será 100% digitalizada em processos internos e no atendimento ao cidadão. “A prefeitura já é bastante inovadora e será cada vez mais transparente. O modelo de Compliance e Controle que estamos implantando será referência para o Brasil”.

Participaram da reunião empresários e representantes de sindicatos, associações, universidades, igrejas, secretários municipais, conselhos, forças de segurança, imprensa, entre outros.

DADOS
Confira alguns dados que levaram Maringá ser a Melhor Cidade do Brasil para se viver:

Destaque em 4 áreas essenciais: educação, saúde, segurança, saneamento básico e sustentabilidade

  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): 7.2 (média nacional: 5.2)
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é acima da média latino-americana.
  • Maringá é a 2ª maior exportadora do Paraná e a 9ª do país.
  • 113 empresas exportaram $2,3 bilhões para destinos como Irã, China, Japão e Coreia, em 2020.
  • Aproximadamente 40 mil alunos matriculados na rede municipal
  • 100% de crianças de 4 a 5 anos matriculadas na pré-escola
  • 10% da população frequentando cursos de graduação na Educação Superior
  • 100% de abastecimento de água, de atendimento de esgoto, de esgoto tratado e implantação da coleta seletiva em 100% da cidade
  • Menor taxa de mortalidade entre as 100 cidades
  • Maior taxa de cobertura de equipes na Atenção Básica de Saúde
  • Projetos de Smart City implantados e em andamento: como placas de energia fotovoltaica e criação do Parque de TI
  • São 90 alqueires de mata nativa, em 17 bosques, resultando em 26,6 m² de área verde por habitante: uma árvore para cada 3 pessoas.
  • 2ª no Paraná e 11ª no Brasil em geração de empregos

PERSONAGENS:

  • Michel Felipe Soares, presidente da Acim
    Falou sobre orgulho do maringaense. A cidade recebe muitas visitas de segmentos variados de outras cidades. Todos admiram a cidade e sua sinergia entre poder público e a sociedade civil organizada.
  • Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural
    Maringá tem gestores de vários setores, todos comprometidos com a cidade e com as futuras gerações.

        • Julio Damasceno, reitor da UEM
           Esse destaque de Maringá é resultado do esforço da origem visionária que os pioneiros tiveram e os gestores                  contemporâneos têm. Os maringaenses criam e aproveitam as oportunidades.

        • Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social              do Paraná (Cedes PR)
           Lembrou como o Codem começou e virou referência para o Brasil. O Conselho atingiu todas a as metas                           traçadas e colaborou para que Maringá tenha tantos atrativos. A cidade precisa se desenvolver para todos,                     com foco em renda.

       • Marcos Cordiolli, secretário de lnovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação                      (Siacom)
           Citou dados econômicos e mostrou que Maringá tem economia em aceleração com pilares muito fortes, com                 empresas em rápido processo de internacionalização.

 Fonte: Diretoria de Comunicação/Siacom – Foto: Mileny Melo/PMM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *