Maringá é, mais uma vez, destaque na economia paranaense. A cidade foi a que mais gerou empregos no mês de maio, no interior do Paraná. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 1.163 vagas geradas no período, sendo 35% a mais que a terceira colocada no estado e ficando atrás somente da capital.
O resultado é o saldo positivo entre o número de contratados (6.560) e demitidos (5.397) no período, em Maringá. Os setores que mais contrataram foram serviços (44,9%), comércio (22,5%), indústria (18,9%), construção civil (10,1%) e agronomia (3,8%). No geral, Maringá tem desempenho diferenciado em 2021, com quatro meses de resultados positivos, janeiro (+1.200 vagas), fevereiro (+1.882), abril (+487) e maio (+1.163), e um negativo, março (-91).
O prefeito Ulisses Maria credita o resultado à coragem e determinação do empreendedor maringaense, que luta contra adversidades impostas pela pandemia de Covid-19. Ele lembra que a Prefeitura, muitas vezes em conjunto com a Câmara Municipal e a sociedade organizada, tem realizado inúmeras ações. Ulisses Maia cita o Auxílio Emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Apoio aos Profissionais de Eventos, o Programa Juro Zero, a prorrogação do pagamento de impostos e tributos, e a distribuição de cestas básicas e cartões alimentação.
E as ações da Prefeitura não param. Na quarta-feira, 30 de junho, foram assinados os 37 primeiros contratos do Programa Juro Zero. Ainda este mês, a Prefeitura vai apresentar novas empresas que construirão no Parque Industrial Felizardo Meneguetti. Além do Parque de TI que começará construção em breve. “Criamos o Programa de Retomada da Economia com muitas ações que contribuem para a manutenção de negócios e geração de empregos”, frisa Ulisses Maia.
HISTÓRIA – A Agência do Trabalhador informa que o resultado de maio é recorde no período na última década. No geral, o mês historicamente apresenta menos da metade de vagas que foi registrado em maio. Com isso, Maringá colabora para que o Paraná seja o estado que mais gerou empregos na região sul do país, com 15.884 contratações. Santa Catarina teve 13.587 e o Rio Grande do Sul com 7.458. Paraná também se destaca como o quarto gerador de vagas, perdendo somente para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Fonte: Andye Iore/Siacom – Foto: Thiago Louzada/PMM.