Maringá encerra primeira turma do curso de defesa pessoal para mulheres

Mais de 40 mulheres fizeram história como as primeiras participantes do curso

Confiante e segura. É assim que a terapeuta Ana Paula Siqueira, de 45 anos, encerra a participação no curso de defesa pessoal para mulheres, organizado pelas secretarias de Esporte e Lazer e Políticas Públicas para Mulheres, da Prefeitura de Maringá. No sábado (11), ela e mais de 40 mulheres marcaram história como participantes da primeira turma do curso de defesa pessoal para mulheres, em Maringá.

A defesa sempre foi um ponto importante a ser conquistado pela terapeuta, vítima de abuso sexual na infância. “O curso foi fundamental para que eu pudesse me sentir bem, segura e confiante”, disse. Além do condicionamento físico, ela conta que a iniciativa também transformou a visão de vida e o posicionamento no dia a dia.

Nesta primeira edição, o curso ocorreu nos centros esportivos do Parque do Japão, Floriano e São Silvestre. O encerramento, no sábado, 11, reuniu alunas dos três locais no Parque do Japão. Elas participaram de uma palestra sobre violência doméstica e familiar organizada pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Maringá (Cram) e receberam certificado pela participação no curso.

Para a superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer, Nayara Malheiros Caruzzo, essa é mais uma ação importante da gestão municipal para o empoderamento das mulheres. “Marcamos história com essa primeira turma e queremos que outras mulheres possam conquistar mais segurança e poder sobre si mesmas”, disse.

No encerramento, mulheres receberam certificados pela participação no curso

Em breve serão abertas as inscrições para as novas turmas do segundo semestre.

Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Aldemir de Moraes.