Maringá ganhará uma Escola Sesi de Referência da Indústria

Projeto lançado na segunda-feira (31/07), prevê investimentos de R$ 35 milhões para revitalização de unidade e implantação de escola com metodologia inovadora

Carlos Valter, durante o evento de lançamento da escola (Foto: Gelson Bampi)

Maringá ganhará uma Escola Sesi de Referência da Indústria. O lançamento do projeto para instalação do novo colégio, que tem metodologia e estrutura inovadoras, ocorreu na segunda-feira (31/07), na unidade do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) na Zona 05. Para a implantação da escola, que tem previsão de ser entregue no segundo semestre de 2024, além de outras melhorias que a unidade receberá, serão investidos aproximadamente R$ 35 milhões em obras e equipamentos. Também no município, foi inaugurada nesta segunda um laboratório de informática do Senai, na Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech).

A escola é uma iniciativa Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Sesi Nacional, e está sendo implantada em todo o país. No Estado, o projeto tem a parceria do Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná. Atualmente, o Paraná já tem uma Escola Sesi de Referência da Indústria em funcionamento em São José dos Pinhais, além de uma Escola Sesi de Referência Internacional, em Londrina. O principal diferencial é o uso da metodologia STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro.

Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, a nova escola vai contribuir para a formação dos jovens de Maringá. “A Escola Sesi de Referência da Indústria é um projeto fantástico, com um aprendizado novo e inovador”, disse. “O Paraná teve a primeira escola do Brasil, em São José dos Pinhais, a segunda em Londrina, que é a primeira internacional, e agora a terceira aqui em Maringá. Isso vem para trazer qualidade ao ensino para os nossos jovens”, completou.

Já a superintendente do Sesi e IEL e diretora regional do Senai no Paraná, Fabiane Franciscone, acrescentou que a metodologia coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado. “O grande diferencial desta escola é que os alunos é que circulam entre as salas de aula, por área de conhecimento, com toda a tecnologia e espaços maker, em que o aluno vai botar a mão na massa. O aluno está o tempo todo ativo nesse processo de aprender, principalmente olhando um espaço e ambiente em que ele vai poder interagir com toda essa tecnologia”, explicou.

Para o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, a escola será um ganho para o município. “O mundo mudou, está diferente. Os alunos vivem em um outro mundo e também a escola precisa mudar, se atualizar, se reconstruir, assim como estamos vendo que o Sesi vai fazer com a sua escola”, afirmou. “Maringá ganha uma escola moderna, atual, em que os alunos vão poder construir o seu futuro”, completou.

Estrutura em Maringá

Em Maringá, a Escola Sesi de Referência da Indústria funcionará na unidade do Sistema Fiep (foto),  na Zona 05, que passará por obras de revitalização e ampliação, que incluem a construção de um novo edifício, com 1,9 mil metros quadrados. O prédio terá acesso exclusivo para os alunos da escola, biblioteca, cantina, espaço de convivência, sala de robótica com arenas e auditório para aproximadamente 170 pessoas.

Já o prédio atual, com 2,2 mil metros quadrados, passará por uma reforma completa para receber 13 salas de aula temáticas, também denominadas de ambientes de aprendizagem, uma das marcas da Escola Sesi de Referência da Indústria. As salas contam com mobiliário exclusivo e espaços dedicados para cada uma das áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Também haverá investimentos para adequações no bloco administrativo e no bloco do Senai, para melhorar a segurança dos fluxos de acesso, além de instalação de uma cantina de apoio exclusiva e separada da cantina da escola. O ginásio poliesportivo também passará por revitalização. A escola terá capacidade para atender até 504 alunos do Ensino Médio, com previsão de entrega das obras no segundo semestre de 2024.

Metodologia inovadora

A Escola Sesi de Referência da Indústria foi criada com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro, trazendo os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – para o centro do processo pedagógico de ensino-aprendizagem. Por meio do estímulo à investigação, conexões de ideias e criação de possibilidades, os alunos são incentivados a apropriarem-se do caminho e do processo, com foco no verdadeiro aprendizado e entendimento do conteúdo apresentado pelo professor.

Mais do que apenas unir as disciplinas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o STEAM se apresenta como uma proposta educacional que visa trabalhar, de maneira síncrona, capacidades técnicas, lógicas e socioemocionais também alinhadas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa nova proposta organiza as salas de aula por área de conhecimento, com equipamentos e materiais tecnológicos, visando colocar o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizado. Isso porque incita a autonomia, a curiosidade, exercita a tomada de decisões e, inclusive, fomenta a vontade de aprender.

Fonte: Rodrigo Lopes/Fiep
Fotos: Gelson Bampi/Fiep.