Maringá lança Programa Lixo Zero e participa do Poliniza Paraná

Maringá lança Programa Lixo Zero e participa do Poliniza ParanáNo Dia da Educação Ambiental, a gestão municipal reforça o compromisso com práticas sustentáveis. Nesta sexta-feira (3), durante a programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Maringá lançou o programa Lixo Zero e formalizou a participação no projeto Poliniza Paraná, duas ações importantes para a gestão dos resíduos, a preservação da biodiversidade e a educação ambiental.

O prefeito Ulisses Maia participou do lançamento dos projetos e destacou a importância das ações para promoção do desenvolvimento econômico ligado à sustentabilidade. “As iniciativas representam um avanço muito grande na nossa atuação para tornarmos Maringá cada vez mais sustentável”, afirmou. O prefeito lembrou conquistas como o aumento do índice de reciclagem de 2% para 7% e o atendimento de 100% da cidade com a coleta seletiva.

Maringá lança Programa Lixo Zero e participa do Poliniza ParanáO Programa Lixo Zero, desenvolvido pela Secretaria de Limpeza Urbana, reúne cinco grandes ações: o Projeto Moeda Verde, para incentivar a troca de materiais recicláveis por hortifrutis e alimentos da agricultura familiar; Projeto Composta Maringá, com a realização de cursos sobre compostagem doméstica; e o Projeto Cestou, para incentivar o descarte específico e adaptado para garrafas de vidro em bares da cidade.

Além disso, a gestão municipal criou novos pontos de descarte com o Ecolix e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Nos locais (veja a lista abaixo), poderão ser descartados plástico, papel, vidro e metal. Os materiais são destinados para os empreendimentos de catadores de materiais recicláveis contratados pelo município, o que garante renda para mais de 100 famílias.

O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, explica que as ações ampliam os pontos de descarte em locais com maior circulação de pessoas e também incentivam a reciclagem em regiões da cidade em que o número é baixo.

Veja os pontos de instalação do Ecolix e do PEV:

Maringá lança Programa Lixo Zero e participa do Poliniza ParanáEcolix:

Praça da Catedral
Vila Olímpica
Terminal Urbano
Bosque das Grevíleas
Praça Magó (Todos os Santos)
Praça Salgado Filho (em frente ao aeroporto antigo)
Praça do Bem-Estar Animal (ao lado do Parque do Ingá)

Maringá lança Programa Lixo Zero e participa do Poliniza ParanáPonto de Entrega Voluntária (PEV):
Parque do Ingá

Maringá lança Programa Lixo Zero e participa do Poliniza ParanáPOLINIZA PARANÁ Nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Maringá também formalizou a participação no projeto Poliniza Paraná. Com a iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, foram instaladas cinco colmeias de abelhas nativas sem ferrão no Parque do Ingá.

Maringá lança Programa Lixo Zero e participa do Poliniza ParanáOs insetos são das espécies Mirim Preguiça, Mirim Guaçu, Jataí, Iraí (foto)e Tubuna.

O secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, destacou que Maringá é exemplo em políticas ambientais. Para ele, a participação da cidade no Poliniza Paraná no Dia Nacional de Educação Ambiental traz um simbolismo ainda maior para o projeto. “A gestão municipal tem feito um trabalho importante com as questões ambientais e nós do Governo do Estado queremos apoiar essas iniciativas”, disse.

A presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff, afirmou que o Poliniza Paraná, além de um projeto ecológico importante, também promove a educação ambiental. Segundo ela, durante os fins de semana, mais de 2 mil pessoas visitam o Parque do Ingá e a ação é importante para que todos conheçam a importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema.

Maringá lança Programa Lixo Zero e participa do Poliniza ParanáTambém participaram do lançamento dos projetos o vice-prefeito, Edson Scabora; o vereador Sidnei Telles; o deputado estadual Evandro Araújo; secretários municipais e outros representantes do Governo do Estado.

Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Aldemir de Moraes.