Maringá ocupa 2º lugar no índice de Transparência da Administração Pública

Maringá ocupa 2º lugar no índice de Transparência da Administração Pública
Com nota 94,72% Maringá ficou atrás apenas de Curitiba

Divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), o índice de Transparência da Administração Pública 2021 (ITP 2021), colocou a Prefeitura de Maringá na segunda colocação no ranking das grandes cidades do Estado.

Com nota de 94,72 %, Maringá ficou atrás apenas da capital Curitiba, com uma diferença mínima de 4,6%. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, destaca que o resultado é reflexo de um trabalho constante e efetivo da administração municipal. “Seguimos em uma ótima posição no índice, houve um aumento significante de mais de 7%, desde o último ranking”.

O levantamento leva em consideração transparência administrativa, financeira, boas práticas, usabilidade e se as prefeituras fornecem dados de forma atualizada e acessível, um dos trabalhos que vem sendo feito com apoio da Secretaria de Compliance e Controle de Maringá.

O indicador analisa os portais da transparência de todos os 399 municípios do estado, e avalia se as prefeituras fornecem dados relativos à transparência administrativa e financeira de forma atualizada, e se facilitam o acesso à informação.

Essa foi a terceira edição do índice do TCE, que avaliou os municípios por meio de um questionário eletrônico composto por 159 itens, encaminhado às prefeituras em agosto do ano passado. Depois de respondidos, os itens eram checados pela equipe do TCE-PR em parceria com a Universidade Positivo.

No questionário, as cidades deviam indicar o caminho que a população precisaria seguir para encontrar informações relativas à transparência administrativa, financeira e passiva, e se todos esses dados estavam disponibilizados nos portais da transparência. Na análise, também foi considerada a usabilidade do portal, levando em conta se o site é intuitivo e bem organizado.

Fonte: Rosa Lima/Siacom – Foto: Rafael Silva.