Maringá sedia 104º Encontro da ABMI com foco em inovação, liderança, IA e tendências do mercado imobiliário

Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2026, Maringá (PR) será palco do 104º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), reunindo empresários e executivos das principais imobiliárias do país para quatro dias de networking, troca de experiências e atualização profissional

Com a Pedro Granado Imóveis como anfitriã desta edição, a programação de conteúdo, sob o tema “Onde inovação e sofisticação encontram novos caminhos”, acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, no Haddock Club, trazendo palestrantes e especialistas que discutirão comportamento do consumidor, inovação, tecnologia, liderança, sustentabilidade, vendas e locação, além de tendências que vêm transformando o setor imobiliário no Brasil e no exterior.

Após a abertura solene, conduzida pelo presidente da ABMI, Jorge Santos, na quinta-feira (12/11), a programação de conteúdo terá início com a apresentação da “Casa Pedro Granado”, conduzida por Téo Granado, CEO da Pedro Granado Imóveis e sócio-diretor da U3 Urbanismo e Construtora, em Maringá (PR). Formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, Téo participa desde 1999 da construção da empresa ao lado da família, atuando diretamente no desenvolvimento dos negócios, na inovação e no relacionamento com clientes e parceiros. Em sua participação, ele compartilhará a trajetória da Pedro Granado Imóveis, uma das mais tradicionais empresas do mercado imobiliário paranaense, destacando sua evolução, valores, principais conquistas e o legado construído ao longo das décadas, que a transformaram em referência regional no setor. (Saiba tudo sobre a Pedro Granado Imóveis no release que traz entrevista com Téo Granado).

Na sequência da programação destaque para a palestra “Quem compara, decide melhor”, conduzida por Vicente Penter, empresário do mercado imobiliário e especialista em inteligência artificial. Com ampla trajetória na ABMI e mais de duas décadas à frente de uma imobiliária associada da entidade, Penter apresentará reflexões sobre o novo comportamento dos consumidores diante do excesso de informações e ferramentas digitais. A palestra também abordará como a inteligência artificial pode auxiliar empresários e gestores na tomada de decisões mais assertivas e na construção de vantagens competitivas duradouras.

Ainda pela manhã, os participantes do evento conhecerão as oportunidades de parceria com o Paraguai, em uma apresentação voltada ao fortalecimento das relações comerciais e institucionais entre os mercados imobiliários dos dois países. O objetivo é ampliar o debate sobre internacionalização de negócios, novos investimentos e possibilidades de cooperação em um cenário cada vez mais conectado e aberto à integração regional.

Ainda no primeiro dia, Andressa Gulin apresentará a palestra “Bem-estar: a nova régua do mercado”. Médica, empresária e sócia da AG7, ela mostrará como a busca por saúde e qualidade de vida deixou de ser uma tendência para se tornar uma exigência dos consumidores. A especialista trará exemplos de como o conceito de wellness está influenciando o desenvolvimento de empreendimentos, a escolha dos imóveis e o posicionamento das empresas, criando oportunidades para imobiliárias que desejam alinhar portfólio, atendimento e estratégia às mudanças de comportamento da sociedade.

A programação segue com Sergio Prandini e a palestra “Produto + marketing: a fórmula do resultado”. Com 35 anos de experiência em comunicação, branding e gestão de grandes marcas nacionais e internacionais, o CEO da Huddle compartilhará sua visão sobre a integração entre posicionamento, experiência do cliente e estratégia comercial. Com forte atuação no mercado imobiliário, Prandini mostrará como marketing e produto podem atuar de forma complementar para gerar diferenciação, valor percebido e melhores resultados de vendas.

Encerrando o primeiro dia de conteúdo, o empresário e investidor Cezar Haik apresenta a palestra “Liderança de alta performance”. Referência nacional em vendas imobiliárias e formação de equipes comerciais, Haik abordará os desafios da construção de culturas organizacionais orientadas para resultados de longo prazo. A palestra trará reflexões sobre disciplina, execução, desenvolvimento de lideranças e profissionalização das empresas em um mercado cada vez mais competitivo.

No segundo dia de conteúdo – sexta-feira, 13/11 – Diego Bonastre conduzirá a palestra “IA na rotina imobiliária: corretor inteligente significa imobiliária que vende mais”. Profissional com 18 anos de experiência no setor e responsável pelas relações com o mercado imobiliário na Lastro, Bonastre mostrará aplicações práticas da inteligência artificial na operação das empresas. A apresentação discutirá produtividade, qualificação de atendimento, geração de oportunidades e eficiência comercial, destacando como a tecnologia pode potencializar o desempenho de corretores e gestores.

Também na tarde de sexta-feira, o empreendedor Mate Pencz apresentará “Mercado imobiliário sem fronteiras”. CEO e cofundador da Loft, empresa que se consolidou como uma das maiores referências em tecnologia para o setor imobiliário brasileiro, ele compartilhará sua visão sobre inovação, transformação digital e novos modelos de negócios. Reconhecido pela Forbes entre os principais CEOs do Brasil, Pencz também abordará as mudanças que vêm redefinindo a relação entre tecnologia, crédito, serviços e intermediação imobiliária.

Na sequência, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, sobe ao palco para a palestra “Construções inteligentes e sustentáveis”. Engenheiro civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, gestor público e referência nacional em sustentabilidade e planejamento urbano, Barros apresentará a visão de futuro que transformou Maringá em um dos principais polos de inovação urbana do país. A palestra levará a discussões ligadas ao “Tomorrow.Building 2027”, congresso internacional voltado às construções inteligentes e sustentáveis que terá em Maringá sua primeira edição fora da Europa, consolidando a cidade como protagonista global nos debates sobre desenvolvimento urbano, tecnologia e sustentabilidade.

Em seguida, o ABMI LAB “Vendas: RH do corretor” reunirá algumas das principais lideranças formadas dentro das empresas associadas à ABMI, reforçando a tradição da ABMI de compartilhar conhecimento produzido por suas próprias imobiliárias. Sob mediação de Alfredo Freitas (São José dos Campos-SP), CEO da Nova Freitas Imóveis e ex-presidente da entidade, o painel contará com a participação de Thainara Cruz (Brasília-DF), coordenadora de RH do Grupo Beiramar e especialista em recrutamento e desenvolvimento de equipes comerciais; Matheus Kurtz (Porto Alegre-RS), diretor de Vendas e Franquias da Auxiliadora Predial, com mais de duas décadas de atuação no setor; e Leandro Kuba (Santo André-SP), diretor de Vendas da Guaíra Imóveis e profissional do mercado imobiliário desde 1998. A proposta é discutir atração, formação, retenção e gestão de talentos comerciais, compartilhando experiências práticas de quem vive diariamente os desafios da liderança e da construção de equipes de alta performance.

Encerrando a programação técnica do Encontro, o ABMI LAB “O olhar comercial da locação” reforça a vocação da associação de valorizar suas próprias lideranças e cases de sucesso. Com mediação de Ricardo Abreu (Natal-RN), diretor-sócio da Abreu Imóveis e ex-presidente da ABMI, o debate reunirá Patrícia Li Puma (Maringá-PR), diretora de Locação da anfitriã Pedro Granado Imóveis e especialista em operações residenciais, comerciais e Built to Suit; Angelo Frias Neto (Piracicaba-SP), fundador e presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis e diretor de Relacionamento Setorial da ABMI; e Ítalo Cardinali Filho (São Carlos-SP), CEO da Imobiliária Cardinali e uma das principais lideranças do mercado imobiliário do interior paulista. A conversa abordará estratégias de crescimento, gestão comercial, produtividade, indicadores de desempenho e o fortalecimento da locação como importante eixo de negócios para as imobiliárias brasileiras.

Ao reunir especialistas de diferentes áreas, empresários do setor e lideranças nacionais, o 104º Encontro da ABMI reforça seu papel como um dos principais fóruns de discussão do mercado imobiliário brasileiro.

Em Maringá, os participantes terão acesso a uma programação voltada à geração de conhecimento, troca de experiências e construção de novas oportunidades de negócios, acompanhando as transformações que estão moldando o futuro do setor.

SOBRE A ABMI – Fundada em 1998, a ABMI reúne mais de 60 associadas, congregando empresas e profissionais que atuam em múltiplas frentes do mercado imobiliário brasileiro. A Associação Brasileira do Mercado Imobiliário agrega imobiliárias de todas as regiões do país, consolidando-se cada vez mais por sua representatividade setorial. São empresas selecionadas pela qualidade de seus processos e boas práticas, por seus posicionamentos nos mercados em que atuam, pela diversidade de seus produtos e pelas políticas de inovação. As associadas da ABMI impactam a vida de mais de 2 milhões de brasileiros num ponto fundamental para o desenvolvimento nacional, a habitação.

SOBRE A PEDRO GRANADO IMÓVEIS – Fundada em 1999, em Maringá (PR), a Pedro Granado Imóveis consolidou-se como uma das principais referências do mercado imobiliário do noroeste paranaense, construindo sua trajetória com base na credibilidade, na segurança dos negócios e na inovação contínua. Sob a liderança dos irmãos Téo Granado e Pedro Granado Filho, a empresa desenvolveu um ecossistema integrado que reúne vendas, locação, urbanização e construção civil. O legado do fundador Pedro Granado Martines, marcado pela valorização da palavra e da confiança nas relações comerciais, segue como principal ativo da companhia. Ao longo de mais de duas décadas, a empresa participou do desenvolvimento de importantes bairros e empreendimentos que ajudaram a moldar o crescimento urbano de Maringá e região. Como associada da ABMI, a Pedro Granado destaca o intercâmbio de experiências proporcionado pela entidade como um dos fatores que impulsionaram sua evolução.

Fonte: Antonio Marcos Soldera/Assessoria de Imprensa/ABMI