Maringá sedia Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista

Maringá sedia Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista
Maringá recebe os melhores ciclistas do país

Maringá recebe essa semana os principais ciclistas esportivos do país nas categorias de base, adulto e paraciclistas. Eles competem no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2021, na pista do velódromo da Vila Olímpica. São atletas a partir dos 12 anos, tanto do masculino quanto do feminino.

A competição da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) é dividida em duas partes: a primeira acontecerá até amanhã (17). Reúne categorias de base infanto, infanto juvenil e júnior, com ciclistas entre 12 e 18 anos. E entre quinta-feira e domingo, competem ciclistas da sub23 e elite adulto, com idade até 23 anos e por critério técnico, respectivamente.

Hoje (16) as provas do infanto, infanto juvenil e júnior, começaram de manhã e segue até às 19h30 – com pausa para almoço. Amanhã de manhã estão agendadas provas do júnior. A pista do velódromo é aberta uma hora antes para o aquecimento dos competidores e em seguida começam as provas.

As modalidades são: perseguição por equipe, velocidade por equipe, velocidade individual, perseguição individual, Madison, Keirin, 500km/h, Scratch, Omnium e eliminação. Essa é a principal competição do ano no ciclismo brasileiro. Vale pontos para os rankings brasileiro e internacional e conta como preparação para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia, que acontecerão no final do mês. Técnicos das seleções brasileiras acompanham as provas de olho em futuras convocações.

Maringá sedia Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista
Velódromo maringaense é referência nacional

ESTRUTURA – A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Maringá acompanha a competição dando apoio para a organização e atletas. A pista do velódromo maringaense é uma das principais do Brasil. Tem 250 metros de extensão, 11 metros de largura e inclinação máxima de 42º. A estrutura é preparada para competições internacionais, como já aconteceu em outras oportunidades.

Fonte: Andye Iore/SiacomFotos: Aldemir de Moraes/PMM.