Maringaenses homenageiam Cidade Canção em vídeo colaborativo

 

O aniversário de 73 anos de Maringá será diferente. A pandemia de coronavírus alterou a dinâmica da celebração anual do 10 de maio e, em 2020, os parabéns a Maringá, assim como diversas atividades cotidianas, se adapta ao online. A agenda foi aberta no sábado, 9/5, com a divulgação do clipe colaborativo da canção “Maringá”, de Joubert de Carvalho. A canção, composta em 1923, seria inspiração para o nome da cidade, emancipada 24 anos depois.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Xd7ixKv8OlY

A colaboração de músicos, servidores da Prefeitura de Maringá e profissionais da saúde emociona. E realça o sentimento de comunidade, uma das características mais emblemáticas da Cidade Canção. Vídeo necessário para aquecer os corações neste triste cenário ocasionado pela crise enfrentada pelo mundo.

Para o clipe, a canção foi arranjada e mixada voluntariamente por músicos locais, a partir de direção artística da Secretaria de Cultura de Maringá. Cada pessoa que colaborou com a voz gravou sua versão de casa ou do ambiente em que trabalha. Cada um do seu jeito, mas todos respeitando o distanciamento social, uma das maiores provas de respeito à cidade neste momento.

A versão soma-se às interpretações de Caetano Veloso, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Almir Sater, Chitãozinho e Xororó e outros grandes nomes da música brasileira que já entoaram os refrões em eventos locais, como aniversários de anos anteriores e nas aberturas do “Maringá Encantada”.

AGENDA
O aniversário online segue no domingo, 10, “Dia das Mães” e data em que Maringá comemora, oficialmente, 73 anos. O “Convite à Música”, direto de casa, traz Patrícia Borges interpretando o show “O Som Contra o Silêncio – Mulheres Compositoras da MPB”. O show será transmitido gratuitamente no Facebook e no canal do Youtube da Prefeitura de Maringá.

Na sequência, às 19h, serão puxadas as “palmas na janela” – ou na sacada – de aniversário de Maringá.

Essa é a forma que a Prefeitura de Maringá encontrou para promover alegria pra quem está protegido em casa, relembrando, sempre com respeito e solidariedade, das pessoas que infelizmente sofreram ou perderam durante a pandemia.

Confira a ficha técnica do vídeo de homenagem aos 73 anos de Maringá:

Ficha Técnica – Maringá 73 anos
Canção: Maringá – Joubert de Carvalho (1932)
Arranjos: Thiago Ueda, Rafael Marinho e Isaias Alves
Mixagem: Ronaldo Gravino
Direção artística: Secretaria de Cultura de Maringá
Edição de Vídeo: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá
Produção de Vídeo: Diretoria de Comunicação e Secretaria de Cultura de Maringá
Intérprete de Libras: Fabiana Oliveira (Diretoria de Capacitação – Prefeitura de Maringá)

INTÉRPRETES
Maestro Marcus Geandré (Cobra Coral); Lígia Stropa (Cobra Coral); Marcello Teles (Cobra Coral); Mel Iolanda (Cobra Coral); Morgana Cassiano (Cobra Coral); Natália Cassiano (Cobra Coral); Olívio Penteado (Cobra Coral); Felícia Cristina da Silva (Novo Trio); Goreti Maranho (Novo Trio); Alexandre Mota (Carioca – Joven Pan Maringá); Alexandre Ferrarezi (Presidente da OPEM – Ordem dos Pastores de Maringá); Andréia Silva (Apresentadora da Rede Massa Maringá); Camila Santiago; Carol Naemi;;Cleonice Pereira Soares (Servidora no Paço Municipal de Maringá); Dirceu Gonçalves da Silva (Servidor da Secretaria de Serviços Públicos de Maringá);  Edward Neto (Stolen Byrds); Elaine Guarnieri (Apresentadora da TV Unicesumar); Eliane Cristina luelsdorf Silveira (Servidora no CRAS Morangueira); Edson Arpini (Médico do Hospital Universitário Regional de Maringá); )  Erika Rodrigues (Enfermeira do SAMU); Gaê Sango (Servidor da Diretoria Municipal de Fiscalização);  José Paulo de Almeida (Guarda Municipal de Maringá);   Madalena Alves; Mobi Colombo; Patrícia Borges;  Ronaldo Gravino; Sofia Kamigouchi Pierobon (Aluna do Centro de Ação Cultural de Maringá); Valdenei Mello Nogueira (Servidor do Hospital Municipal de Maringá).

Fonte: Diretoria de Comunicação– Arte/Divulgação/PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *