Acompanhar as mudanças no padrão de consumo, oferecer excelência na experiência de compra e superar as expectativas dos clientes são as principais estratégias de negócios na BMW Barigui de Maringá. Essa característica da operação está por trás do título de melhor concessionária BMW do Brasil em 2019. Com isso, o primeiro lugar foi repetido três vezes em quatro edições da premiação, concedida pelo BMW Group.
A concessionária BMW de Maringá, inaugurada em 2014, é a mais premiada do Brasil, onde há mais de 50 pontos de venda da marca. Em nível internacional, também vem se destacando. Em 2016, foi considerada a melhor do continente americano entre mais de 600 pontos de venda e, em 2019, a segunda melhor da América Latina.
“Em cinco anos de operação da BMW Barigui de Maringá, conquistamos esse resultado através de um trabalho focado no gerenciamento de processos internos e treinamento de pessoas, o que reflete em redução de burocracias e em um baixo turnover da equipe”, diz o gerente da BMW Barigui de Maringá, Danilo Bittencourt de Carvalho.
A compreensão de que o padrão de consumo mudou, em razão do acesso à informação, colaborou para o bom desempenho da concessionária na premiação. “Todos querem tudo o mais rápido e cômodo possível. Há pouco tempo, a média era de quatro visitas a concessionárias até a conclusão da compra. Hoje é de pouco mais de uma visita. Por isso, estamos disponíveis em todos os canais, com o máximo de informações”, explica o gerente.
PARÂMETROS
O ranking do Excellence Club, que é o que define a melhor concessionária, é composto por 13 parâmetros, sendo oito indicadores de vendas e cinco de pós-vendas, entre eles: participação de mercado, volume de emplacamento de veículos premium, índice de satisfação de clientes, vendas de veículos de nicho, peso de marca, entre outros.
No ano passado, a BMW Barigui de Maringá emplacou 310 veículos BMW em todas as regiões do Paraná. No Noroeste, a operação respondeu por 198 dos 549 emplacamentos de veículos premium, uma participação de mercado de 36%. A alta renda per capita de Maringá e o agronegócio regional colaboram para alavancar os resultados.
A concessionária também emplacou veículos 0 km em seis estados do Brasil. Para Danilo Carvalho, a procura de clientes de várias localidades é uma mostra de que a presença digital da BMW Barigui vem funcionando. Ele explica que esse alcance em outras localidades traduz o compromisso em oferecer o máximo de informações através das redes sociais, site e portais de anúncios de veículos.
Sobre a satisfação do cliente, atender com rapidez é preponderante. Para se ter ideia, uma recente venda foi concluída em menos de 48 horas, considerando desde o primeiro contato do cliente, a entrada de um seminovo na troca e um financiamento no negócio até o emplacamento. “São comuns entraves em instituições como bancos e cartórios, mas entender nosso papel, de encurtar o caminho entre o cliente e o carro novo dele, desburocratizando o processo, faz a diferença. Além disso, contamos com o respaldo do Grupo Barigui”, diz o gerente.
Além da operação de veículos novos, a BMW Barigui de Maringá possui uma operação sólida de seminovos, com mais de 300 veículos comercializados no ano passado, o que proporciona aos clientes boas condições em uma negociação de troca.
O Grupo Barigui possui 80 concessionárias no Paraná e em Santa Catarina, comercializando 15 marcas.
Fonte: Jornalista Fernanda Bertola/Savannah Comunicação
Fotos: Divulgação.