Morre o artista plástico Zanzal Mattar

Zanzal Mattar foi um dos artistas mais importantes de Maringá
Zanzal Mattar com o filho, também artista, Ricardo Mattar
Obra que tem como tema "O Trabalho do Homem", instalada na recepção da ACIL, em Londrina e nas agências do Sicredi PR/SP.
Os 54 painéis e pinturas da Catedral Nossa Senhora da Glória, de Maringá, que levaram cinco anos para serem concluídos, foram feitos por ele

Vítima da Covid-19, faleceu na noite de ontem (19), em Maringá, o artista plástico Zanzal Mattar, aos 78 anos.

O velório acontece no salão nobre da Capela Central do Prever (Rua Ver. Primo Monteschio, 460), das 10h às 16h.  O seu sepultamento será no Cemitério Parque, às 17 horas deste sábado, (20/03).

“A família agradece desde já pelas orações para que meu pai seja recebido na glória celestial e que Deus conforte os corações dos nossos amigos e familiares”, diz a nota postada em rede social e assinada pelo seu filho, Ricardo Mattar.

ZANZAL MATTAR

Natural de Iacanga-SP, Zanzal veio para Maringá em 1963, onde cursou Engenharia Civil. A partir de 1974, dedicou-se exclusivamente às artes plásticas.

Foi um dos artistas mais importantes de Maringá. Suas obras (pinturas e esculturas) estão espalhadas em vários locais da cidade. Os painéis do Fórum, do Atacadão e da Prefeitura de Maringá são dele. Os 54 painéis e pinturas da Catedral Nossa Senhora da Glória, que levaram cinco anos para serem concluídos, foram feitos por ele.

Para os associados da Sicredi União PR/SP, a obra do artista plástico Zanzal Mattar é bastante conhecida. São dele os painéis instalados em diversas unidades de atendimento da Sicredi e também na ACIL, de Londrina, que tem como tema “O Trabalho do Homem”.

Suas obras são conhecidas em vários estados brasileiros e também nos Estados Unidos e Europa. O Museu do Vaticano tem em seu acervo o “Menor Abandonado”, presenteado ao Papa João Paulo II.

Seus trabalhos que foram para a Alemanha, transformados em cartões postais, são comercializados pela Unicef em diversos países da Europa.

NOTA DE PESAR
o prefeito de Maringá Ulisses Maia publicou Nota de Pesar pelo falecimento do artista plástico Zanzal Mattar. “Uma grande perda para Maringá. Um ser humano admirável e um artista que muita orgulhava nossa cidade e o Estado do Paraná”, lamentou Ulisses.

Da Redação – Fotos: Redes Sociais

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *