OAB Maringá: Chapa Algo Novo será lançada hoje (4)

OAB Maringá: Chapa Algo Novo será lançada hoje (4)Marcos Alexandre de Souza Serra é candidato a presidente, e Francielle Lopes Rocha, vice

Acontece hoje às 19h o lançamento oficial da chapa Algo Novo, que vai disputar a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil. Será na avenida Curitiba 210. Marcos Alexandre de Souza Serra é o candidato a presidente, com Francielle Lopes Rocha na vice. O Movimento Algo Novo surge como oposição para enfrentar as chapas concorrentes, formadas por membros da atual gestão, propondo-se a uma gestão transformadora da OAB Maringá, fundada na valorização da advocacia e defesa das prerrogativas, na valorização da advocacia iniciante, na dignidade material, na representatividade e democracia internas, na transparência e gestão participativa, em políticas culturais destinadas à advocacia, em ações de sustentabilidade e na defesa da sociedade e do estado democrático de direito.

PRESIDENTE – Marco Alexandre é advogado criminal, doutor em direito penal, pós-doutor em criminologia e professor, com forte atuação na militância a favor de movimentos sociais junto a demandas coletivas que interessam a grupos vulneráveis cujos direitos são sistematicamente violados. Também dedica-se à pesquisa nas áreas de Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia e História da Questão Criminal. É, simultaneamente, integrante do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, entre outras organizações sociais e científicas. “A mim causa incômodo, em relação à OAB e à advocacia em geral, a percepção, um tanto generalizada, de que o advogado, em vez de essencial à administração da justiça, representa uma espécie de estorvo ao seu funcionamento. Trata-se de uma mentalidade hoje de tal forma naturalizada, que parte da própria categoria dos advogados e advogadas parece pensar assim. Isso só pôde consumar-se com a omissão, se não com a deliberada ação, da OAB,” manifesta o candidato à presidência, Marco Alexandre.

VICE-PRESIDENTE – Fran Rocha é sócia fundadora do escritório Rocha e Spiguel Sociedade de Advogadas e Advogados, mestra em Ciências Jurídicas, advogada especialista em Direito das Famílias e Sucessões, Direito LGBTI+. É presidenta da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Subseção Maringá (Gestão 2016/2018 e 2019/2021) e pauta sua atuação na responsabilidade e consciência social. “É necessário que a Ordem seja um espaço democrático e inclusivo, de modo que as advogadas e os advogados sejam, efetivamente, integrados na criação das políticas internas, um local onde sua participação seja quista e valorizada, um local que se ocupe em prol do exercício da advocacia. Trabalharemos para que a OAB se aproxime, satisfatoriamente, das advogadas e dos advogados maringaenses”, declara a candidata à vice-presidência

A chapa Algo Novo é formada por membros atuantes no cenário da Advocacia maringaense comprometidos a transformar a OAB em um espaço plural, em uma instituição atuante na defesa da dignidade da advocacia, que promova o protagonismo das advogadas e advogados LGBTQIA+, negras, negros, idosos, profissionais em início de carreira, dentre outros integrantes de grupos vulnerabilizados e que, apesar de invisibilizados, também compõem os quadros da Ordem.

Fonte: Angelo Rigon – Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.