Parceria entre Prefeitura de Maringá e iniciativa privada fortalece ações educativas no TechBus

Edital está aberto para credenciar pessoas jurídicas interessadas em apoiar o projeto itinerante com capacitação de professores e materiais didáticos de robótica

Com o objetivo de ampliar o impacto do TechBus e garantir a continuidade das atividades do projeto itinerante, a Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), está com edital aberto para credenciar pessoas jurídicas interessadas em apoiar a iniciativa. As instituições selecionadas deverão fornecer, gratuitamente, capacitação de professores e materiais didáticos de robótica. O credenciamento terá vigência de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

As ações do TechBus, promovidas pelo projeto em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), exploram as áreas de robótica, programação, Inteligência Artificial e gamificação para iniciantes, aproximando os alunos da área da tecnologia e da inovação.

“Mesmo sendo uma iniciativa recente, o TechBus já demonstra capacidade de impactar significativamente o progresso tecnológico e educacional de Maringá, promovendo o contato direto da população com tecnologias inéditas”, comenta a diretora-presidente da Amtech, Patrícia Saugo.

O TechBus é um projeto itinerante da Prefeitura de Maringá que leva experiências de tecnologia e inovação às escolas municipais por meio de atividades práticas e interativas. A iniciativa é viabilizada por parcerias entre o município e instituições credenciadas por edital de chamamento público.

O veículo foi revitalizado pelo Sicoob Metropolitano, enquanto as empresas Happy Code e Robomind oferecem cursos e brinquedos utilizados nas atividades. As propostas de novas parcerias devem ser protocoladas pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio do processo ‘Tecnologia: Apresentação de Proposta para o Projeto Ônibus da Inovação’.

Desde o lançamento, em março deste ano, o Techbus visitou cinco escolas municipais, alcançando mais de 1,7 mil alunos.

O projeto também participou de ações promovidas pela Secretaria de Educação na Expoingá, entre 7 e 17 de maio, na Arena Sustentável, em 19 de junho, e da ação integrada Maringá + Cidadania, realizada no distrito de Iguatemi, nos dias 24 de maio e 28 de junho.

Fonte: SeCom
Foto: Rafael Macri/PMM.