A eleição ocorreu em chapa única. O mandato vai até 31 de dezembro deste ano. Além de Bernardo, na Presidência, a Diretoria Executiva é composta por Fernando Brambilla, prefeito reeleito de Santa Fé, na primeira Vice-Presidência; e Édilen Henrique Xavier, o Mineiro, de Doutor Camargo, também, reeleito na segunda Vice-Presidência.
Por força do Estatuto, a sessão foi presidida pela prefeita de Mandaguari, Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado, a Enfermeira Ivonéia. Desde primeiro de janeiro, ela estava presidente em exercício, por suceder, no comando do município, Romualdo Batista, o Batistão, que esteve à frente da Amusep, na Gestão 2020. “É uma honra conduzir os trabalhos da Amusep, neste momento histórico da Associação”, destacou.
Municipalismo
Fundada em 29 de março de 1972, a Amusep é uma referência dentro do Movimento Municipalista Nacional. Tanto que o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito de Pérola, Darlan Scalco, fez questão de estar presente na Assembleia. “Quero parabenizar o Rogério e todos os integrantes da nova Diretoria. Aproveito para, também, dar as boas-vindas aos prefeitos que recém-assumiram os cargos. Dizer que a nossa união, o diálogo e a participação ativa nas entidades são vitais para avançarmos nas conquistas e termos as reivindicações atendidas”, ressaltou.
Consenso
Ao ser declarado presidente, Rogério Bernardo, agradeceu a confiança depositada no nome dele e de toda a Diretoria. Afirmou que a Amusep é a “Casa dos Prefeitos”. Que é o ambiente ideal para debater ideias, encontrar soluções conjuntas para os problemas comuns e para o intercâmbio de experiências que promovam a evolução dos gestores e a melhoria constante na prestação de serviços para a comunidade.
Citou, ainda, ser início de mandato e o momento oportuno para começar a construir relacionamentos sólidos e para ampliar a rede de contatos na busca dos melhores caminhos para a condução eficiente das prefeituras. “Em 2020, tivemos um ano singular. Começamos 2021, com desafios gigantescos. Espero que o consenso em torno do meu nome para ser o presidente da Amusep, mantenha-se como fonte de energia para ultrapassarmos os obstáculos que temos pela frente”, disse.
Porta-voz
Prefeito anfitrião, Ulisses Maia, de Maringá, desejou sucesso à nova Diretoria. “Temos que continuar a trabalhar de forma integrada. Muitas das decisões são conjuntas. Principalmente, em tempos de pandemia. A Amusep é o nosso elo e fonte de informações. É a nossa porta-voz junto aos governos do Estado e da Federação. Vamos caminhar unidos”, comentou. Ele voltou a colocar a estrutura da prefeitura à disposição dos prefeitos da região para auxiliá-los no que for possível.
Consórcios
Durante a reunião dos prefeitos, foram realizadas, também, a eleição e posse da Diretoria do Conselho Diretor e Conselho Fiscal do Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Vale do Médio Ivaí do Estado do Paraná (Cimeiv). O prefeito de Floresta, Ademir Luiz Maciel, o Dê, foi reeleito para mais dois anos de mandato.
Após as eleições, houve a posse dos integrantes da nova Diretoria do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep). A eleição ocorreu no dia 21 de dezembro. O prefeito reeleito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado foi aclamado presidente para a Gestão 2021/2022.
Assuntos Metropolitanos
Na sequência, ocorreu a posse do secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Eduardo Herradon. O titular da pasta foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito reeleito de Floraí. Também presidiu a Associação dos Municípios, Gestão 2017. A missão dele à frente da Secretaria recém-criada é promover a integração e trabalhar em conjunto com os demais gestores municipais da região.
SERVIÇO:
Nova Diretoria Executiva da Amusep
Presidente: Rogério Aparecido Bernardo – Ângulo
Primeiro Vice-Presidente: Fernando Brambilla – Santa Fé
Segundo Vice-Presidente: Édilen Henrique Xavier (Mineiro) – Doutor Camargo
Conselho Fiscal
Manoel Rodrigo Amado – Ourizona
Ademir Luiz Maciel (Dê) – Floresta
Sérgio José Santi – Ivatuba
Maurício Aparecido da Silva (Índio) – Mandaguaçu
Edna de Lourdes Carpine Contin – Floraí
Suplentes
Suzie Aparecida Pucillo Zanata – Astorga
Vítor Aparecido Fedrigo (Vitão) – Itambé
Eliseu Silva da Costa (Eliseu da Farmácia) – Iguaraçu
Antônio Emerson Sette – Flórida
Agnaldo Carvalho Guimarães (Guina) – São Jorge do Ivaí
Fonte: Jornalista Claudio Galleti – Fotos: Paulo Souza/Revista AaZ Magazine