O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, foi empossado na manhã da quinta-feira (15/4), como 2º secretário da Diretoria Executiva da gestão 2021/2023, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A FNP é uma entidade nacional liderada somente por prefeitos de municípios com mais de 80 mil habitantes.
Ulisses fará parte da mesa com prefeitos como Edvaldo Nogueira de Aracajú (presidente), Bruno Covas, de São Paulo (1º vice-presidente) e Eduardo Paes, do Rio de Janeiro (2º vice-presidente).
A entrada do prefeito na Diretoria Executiva neste momento é importante, especialmente, pelas tratativas para a compra de vacinas contra a Covid-19, do Consórcio Conectar, iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Além disso, coloca Maringá em destaque nacional, considerando que a frente é composta por prefeitos de cidades de todos os estados, incluindo capitais.
“É com muita alegria que Maringá foi escolhida para a integrar a Diretoria Executiva da Frente Nacional dos Prefeitos. Estando na diretoria executiva, temos condição de ajudar e agilizar o processo de compra de vacina. Não vamos nos omitir, vamos seguir fazendo de tudo para salvar vidas, defendendo sempre o interesse de Maringá e de nossa população”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
Compra de Vacinas
O Consórcio Conectar manifestou interesse e iniciou a negociação para aquisição de 30 milhões de doses, de vacinas Sputnik V.
Os embarques podem ser iniciados três semanas após a assinatura de contrato, que deve ocorrer ainda no mês de abril, e a aprovação pela Anvisa, que já tem visita de inspeção agendada, sendo concluída, possivelmente, até o final do mês.
O primeiro lote, com até cinco milhões de doses, deve ser enviado entre maio e junho e as outras 25 milhões de doses devem chegar ao solo brasileiro até dezembro deste ano.
Ainda hoje ocorrerá reunião do Conectar com a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. Entre os assuntos a serem discutidos com membros da pasta, estão a estruturação de uma logística adequada para compra e distribuição das vacinas para os municípios e a regulamentação da Lei 14.124/2021, que autoriza a compra de vacinas por entes federados.
Diretoria Executiva da Frente
Nacional dos Prefeitos – Gestão 2021/2023
Presidente: Edvaldo Nogueira – Aracaju – SE
1º vice-presidente: Bruno Covas – São Paulo – SP
2º vice-presidente: Eduardo Paes – Rio de Janeiro – RJ
Secretário-Geral: Miguel Coelho – Petrolina – PE
1º Secretário: Cícero Lucena – João Pessoa – PB
2º Secretário: Ulisses Maia – Maringá – PR
Vice-presidentes
Cinthia Ribeiro: Relações Institucionais – Palmas – TO
Bruno Reis: PPPs e Concessões – Salvador – BA
Duarte Nogueira: Relações com o Congresso Nacional – Ribeirão Preto – SP
Rafael Greca: Cidades Inteligentes – Curitiba – PR
Jairo Jorge: Relações Internacionais – Canoas – RS
Dario Saadi: Área da Saúde – Campinas – SP
Sarto Nogueira: Área da Educação – Fortaleza – CE
Rogério Lins: Empreendedorismo – Osasco – SP
Margarida Salomão: Direitos Humanos – Juiz de Fora – MG
Felício Ramuth: Mobilidade Urbana – São José dos Campos – SP
João Campos: Mudanças Climáticas – Recife – PE
Hildon Chaves: Relações com o Judiciário – Porto Velho – RO
Paulo Serra: Finanças Públicas – Santo André – SP
Ibaneis Rocha: Relacionamento com Estados – Brasília – DF
Raquel Lyra: G100 – Caruaru – PE
Fonte: Diretoria de Comunicação/Siacom – Foto: Aldemir de Moraes/PMM.