Prefeito Ulisses Maia participa de missão sobre gestão pública na Colômbia

Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, participa de missão na Colômbia

Ecossistema de inovação, aceleração econômica, requalificação dos espaços públicos, inovação social, mobilidade sustentável, atendimento ao cidadão e planejamento urbano são pautas contínuas na gestão municipal de Maringá, que recebeu diversos reconhecimentos importantes por instituições renomadas, pela adoção de ações e projetos de sucesso.

Com foco em uma gestão eficiente e inovadora, o prefeito Ulisses Maia é um dos seis prefeitos do Brasil que formam a delegação para a missão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nas cidades de Medellín e Bogotá, na Colômbia, entre 26 de fevereiro e 3 de março. A missão tem por objetivo conhecer cases de sucesso, debater projetos sobre gestão pública com lideranças políticas daquele país, além de conhecer programas que possam ser aplicados em Maringá e região.

A missão em que o prefeito Ulisses Maia participará na Colômbia visa pensar sobre a cidade no futuro, com sustentabilidade, acessibilidade, ordenamento territorial e justiça social. “A gestão municipal deve administrar para todos e promover o bem coletivo da população. A busca por eficiência, inovação e justiça são pilares indispensáveis, que devem ser buscados continuamente pelos gestores públicos”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. “Conhecer novos projetos, debater propostas e vislumbrar experiências bem-sucedidas é importante para que, juntos, possamos compartilhar experiências a favor da comunidade”, comentou.

O trabalho pela cidade hoje e o planejamento para o futuro, é traçado por ações executadas a curto, médio e longo prazo. A exemplo, a elaboração do primeiro plano gestor de arborização da história de Maringá, que especifica as espécies de árvores adequadas que devem ser plantadas em cada rua do município. Há ainda a instalação de Retentores de Impurezas de Águas Pluviais (Riaps) que impedem que folhas e resíduos entupam as galerias, evitando alagamentos de vias e a contaminação de córregos e rios. Sobre sustentabilidade e também gestão eficiente é possível citar o projeto para implantação de duas usinas fotovoltaicas, que abastecerão a energia em todos os prédios públicos da cidade, com uma economia de mais de R$ 1 milhão por mês.

Pensando uma cidade ágil e segura, o PlanMob foi discutido por meio de audiências públicas com a participação da comunidade e é o primeiro plano de mobilidade urbana do município. O objetivo é melhorar a vida da população, reduzindo a poluição e os acidentes e estimulando o transporte público e outras formas de locomoção. Pensando o futuro e a micromobilidade, Maringá possui 47 km de ciclovias que interligam todas as regiões da cidade. Além disso, a inteligência artificial, com software de última geração e câmeras que permitem o reconhecimento facial e a identificação de placas de veículos, foi adotada na segurança, por meio da Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal que será inaugurada no fim deste mês.

Na consolidação de Maringá como smart city, o município implantou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que agiliza procedimentos administrativos, o que permitiu a transformação digital no atendimento da população e diminuiu consideravelmente a emissão de papéis, contribuindo para o meio ambiente. Desde a implantação do SEI, no final de 2020, cerca de 13 mil procedimentos passaram a ser online, resultando em eficiência e agilidade. A população pode optar pelo atendimento público municipal em aplicativos, como o ′Ouvidoria 156′, para o registro de sugestões, reclamações e solicitações, e o Petis, que disponibiliza feirinhas de adoção de animais online e também pedidos de castração gratuitos. O fomento para a criação de um ecossistema de inovação e o impulsionamento econômico é buscado por meio de alianças estratégicas com municípios da região. A criação da Agência Maringá de Inovação e Tecnologia (Amtech) aproxima o setor de tecnologia da informação do governo municipal.

Maringá é pensada para as pessoas. A gestão investe na modernização e revitalização de espaços públicos e incentiva que a população ocupe praças, centros esportivos, Vila Olímpica, entre outros, para atividades de lazer, esporte e cultura. A cidade é destaque em investimento na área de assistência social, sendo a 6ª cidade do Sul do Brasil e a 34ª do país, entre os 5.400 municípios pesquisados pela FNP. Entre as políticas públicas estão a construção de três restaurantes populares, que servem refeições elaboradas por nutricionistas ao custo de R$ 3.

Confira a programação da missão na Colômbia:

26/02/23 – MEDELLÍN
• Jantar de boas-vindas

27/02/23 – MEDELLÍN (INOVAÇÃO E ATRAÇÃO DE NEGÓCIOS)
• Boas-vindas do prefeito de Medellín, Daniel Quintero
• Ruta N: Ecossistema de inovação – capacita e fomenta a instalação de startups de tecnologia e inovação
• Agência de Cooperação e Investimentos de Medellín – ACI: Agência de atração de investimentos e cooperação entre cidades

28/02/23 – MEDELLÍN (REQUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS E INOVAÇÃO SOCIAL)
• Comuna 13: Bairros de baixa renda em uma encosta no oeste de Medellín – iniciativa promove segurança, inclusão social e qualidade de vida para população periférica
• Encontro com o governador de Antioquia, Aníbal Gaviria

01/03/23 – DESLOCAMENTO MEDELLÍN – BOGOTÁ

02/03/23 – BOGOTÁ (MOBILIDADE SUSTENTÁVEL)

  • Boas-vindas da prefeita de Bogotá, Claudia López
    • Visita a Secretaria Distrital de Mobilidade de Bogotá: Apresentação do Plano de Mobilidade Sustentável de Bogotá (projetos estratégicos) e o modelo de eletrificação da frota de transporte público
    • Centro de Controle Operacional do Transmilenio
    • Pátio de recarga de ônibus

03/03/23 – BOGOTÁ (ATENDIMENTO AO CIDADÃO, PLANEJAMENTO URBANO E MOBILIDADE)
• Manzanas del Cuidado: Nova forma de ordenamento territorial em Bogotá, que coloca as necessidades de cuidados dos cidadãos no centro do planejamento urbano. Com oferta de serviços públicos e atendimento ao cidadão, estão instaladas nos bairros a uma distância de até 20 minutos de caminhada.
• Ciudad Bolívar: Visita ao TransMiCable Ciudad Bolívar, Manzana de Atendimento Ciudad Bolivar.

Fonte: Alexandra Fante/Secom.
Foto: Divulgação/PMM.