Na manhã da segunda-feira (4/01), ocorreu a primeira reunião com o novo secretariado da gestão 2021-2024, da Prefeitura de Maringá. O prefeito Ulisses Maia e o vice-prefeito, Edson Scabora, recepcionaram os novos integrantes e secretários renovados da administração, reforçando os votos de confiança e de trabalho pela cidade.
“Faremos uma excelente gestão, vamos trabalhar por Maringá com foco, determinação e transparência”, disse o prefeito, destacando a competência técnica da equipe formada.
O prefeito orientou os secretários a trabalharem em harmonia com a Câmara Municipal, respeitando a autonomia do Legislativo, de forma que o bom diálogo promova benefícios para toda a cidade. Também destacou a importância de manter o Plano de Governo na mesa de trabalho, para que os compromissos com o cidadão sejam cumpridos.
SECRETARIAS
A nova estrutura administrativa de Maringá contempla 25 secretarias e 4 autarquias. As principais novidades são as secretarias com foco no desenvolvimento econômico e social, como a Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais, Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, e Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais.
Também foram estruturadas a Secretaria de Limpeza Pública e a Secretaria de Infraestrutura, com foco no cuidado e zeladoria da cidade. A Secretaria de Compliance e Controladoria reforçará a austeridade fiscal.
Demais secretarias aprimoram a administração, com funções essenciais para boa gestão da cidade.
Confira a lista completa das secretarias e os responsáveis pelas pastas:
- Domingos Trevizan Filho – Chefe de Gabinete
Foi apresentador e diretor de jornalismo da CNT, no Rio de Janeiro, jornalista no Jornal do Brasil, O Globo, Rede Bandeirantes, entre outros, trabalhando com grandes nomes do jornalismo brasileiro. Graduado em Jornalismo na Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Afonso (RJ), em Direito pela UEM e Mestre em Ciências Sociais na UEM. É chefe de Gabinete da gestão Ulisses Maia desde 2017. - Hércules Maia Kotsifas – Secretário de Governo
Graduado em Direito, pela UEM. Pós-Graduado em Direito Tributário, pela Escola Paulista de Direito. Auditor aposentado da Receita Federal e diretor do Sindicato Nacional dos Auditores Federais. Assume o cargo na gestão após se aposentar na Receita Federal. - Orlando Chiqueto Rodrigues – Secretário de Fazenda
Formado em Ciências Contábeis pela UEM. Pós-Graduado em Controladoria e Gerência Financeira pela UEM. Empresário contábil, consultor empresarial, cargos do alto escalão no Sindicato dos Contabilistas de Maringá, no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, no Instituto Cultural Ingá, no Lions Clube Maringá Pioneiros, na Federação dos Contabilistas do Paraná, Acim, entre outros. É secretário da SeFaz desde 2017. - Albari Alves de Medeiros – Secretário de Obras Públicas
Graduado em Engenharia Civil e em Gestão Pública. Pós-graduado em Engenharia de Avaliação e Perícias e em Desenvolvimento Regional. Foi coordenador regional e superintendente geral do ParanáCidade. E assessor técnico da Secretaria de Estado do Planejamento. - Francisco Favoto – Secretário de Trabalho e Renda
Graduado em Administração de Empresas. Empresário do segmento de importação e exportação de produtos tecnológicos. Ocupou cargo de secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide). Responsável pela implementação de importantes projetos econômicos na prefeitura. - Coronel Paulo Sérgio Larson Carstens – Secretário de Logística e Compras
Coronel da Reserva da Polícia Militar do Paraná. Graduado em Direito, em Tecnologia em Processamento de Dados e no Curso Superior de Formação de Oficiais, na Academia Policial Militar. Diversos cursos sobre segurança pública e políticas públicas. Foi comandante do 4º Batalhão de Maringá. Está desde começo da atual gestão. - Coronel Carlos Henrique Cardozo – Secretário de Infraestrutura
Graduação em Direito e em Educação Física. É Tenente Coronel aposentado da Polícia Militar, sendo ex-comandante da da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual. - Sandra Regina Jacovós – Secretária de Assistência Social
Graduação em Processamento de Dados e em Farmácia, com especialização em Farmacologia. Tem ampla experiência em cargos de chefia no serviço público. Atual secretária de Assistência Social em Sarandi e já foi secretária de Saúde da cidade vizinha. - Tânia Regina Corredato Periotto – Secretária de Educação
Graduada em Pedagogia, na UEM. Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (SP), Doutora em Ciências, na UEM, Pós-Doutoranda em Educação, na UEM. É professora no Mestrado Gestão do Conhecimento, coordenadora do Programa de Excelência na Educação Básica, Diretora da ONG Associação Lar Nossa Senhora da Esperança. - Fernando José Rezende – Superintendente do Aeroporto (Autarquia)
Cursou Administração de Empresas e Letras, na UEM, e Curso de Gestor de Aeródromo, na Infraero. Presidente Fundador da Associação Maringaense das Agências de Viagens. Ocupou cargos do alto escalão no Convention & Visitors Bureau, Acim, entre outros. Tem ampla experiência em missões empresariais no exterior. Empresário de Turismo, é superintendente do aeroporto maringaense desde 2017. - Patrícia Parra – Coordenadora do Procon
Já trabalha na atual gestão, na capacitação de pessoas, na secretaria de Recursos Humanos. Professora, graduada em Direito, pós-graduada em Ciências Penais, mestrado em Ciências Jurídicas, além de cursos em Gestão de Trânsito, Tecnologias Educacionais e Inovação, entre outros. - Fausto Eduardo Herradon – Secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais
Graduado em Educação Física, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Iniciou experiência em gestão pública na cidade de Floraí-PR, como Secretário de Esportes e, posteriormente, como vereador, sendo eleito duas vezes (2001-2008). Atuou como professor na Secretaria de Educação do Estado do Paraná e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Esteve à frente de cargos como presidente da Câmara Municipal de Vereadores (2005/2006) e da Amusep, em 2017. Foi prefeito reeleito na cidade de Floraí entre 2013 e 2020. Fausto coordenará a integração da região metropolitana de Maringá, trabalhando em conjunto com demais prefeitos. - Emmanuel Predestin – Secretário da Juventude e Cidadania
Primeiro imigrante haitiano a ocupar cargo de secretário municipal na história de Maringá. Emmanuel possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi monitor de matemática/ matemática aplicada. É mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorando em Biotecnologia Ambiental na mesma universidade. Tem domínio da língua francesa e portuguesa e proficiência em inglês. Na pasta, será responsável pelas políticas públicas a favor da juventude, imigrantes, igualdade racial e cidadania em geral. - Paulo Gustavo Ribas – Secretário de Limpeza Urbana
Formato em Fisioterapia pela Unicesumar, especialista em Administração Pública e mestrando em Promoção da Saúde, pela mesma instituição. É atual diretor de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maringá. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, e integrante dos conselhos de Segurança, do Trabalho, do Esporte e da Juventude de Maringá. - Terezinha Pereira – Secretária de Políticas Públicas para Mulheres
Acadêmica de Gestão Pública, pela Uniasselvi, e Teologia, pela Faculdade Teológica Sul Americana. Foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Paraná, representante do estado no Fórum Nacional de Gestores e Fórum de Gestoras do Mercosul, integrante do Comitê de Monitoramento do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e vice-presidente do Conselho da Mulher de Maringá. A escolha como responsável pela pasta foi feita de forma democrática, entre mais de 100 mulheres candidatas em 2020, com objetivo de fortalecer o “Movimento Mais Mulheres no Poder”. - Robson Xavier – Secretário de Esportes e Lazer
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É técnico das seleções brasileiras de base masculino, nas categorias sub 17, 19 e 21. Foi fundador e atual coordenador da Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP) e vice-presidente da Federação Paranaense de Voleibol. Acumula diversas conquistas nacionais e internacionais na área esportiva, tanto como técnico quanto atleta. Foi campeão Mundial Sub 21 de vôlei de praia, além de 16 títulos dos Jogos Abertos do Paraná Feminino e 13 do Masculino e 17 títulos dos Jogos da Juventude do Paraná, nas categorias masculino e feminino. Na pasta, atuará para elevar o nível do esporte maringaense. - Cinthia Soares Amboni – Superintendente Maringá Previdência (Autarquia)
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN) e pós-graduada em Gestão Pública pela UEM. Foi contadora da Prefeitura de Nova Brasilândia D′Oeste, em Rondônia, e é contadora do quadro efetivo da Prefeitura de Maringá desde 2002, atuando como responsável técnica pelo setor de Orçamento por 15 anos. Cinthia segue como Diretora Superintendente da Maringá Previdência, onde atua desde novembro de 2017. - Marco Antônio Lopes de Azevedo – Secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal
Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É atual Secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. Servidor público da Prefeitura de Maringá há 27 anos, foi diretor de Fiscalização e da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal. Na pasta, será responsável em dar sequência ao trabalho de preservação ambiental da cidade, como o desenvolvimento do Plano de Manejo do Parque do Ingá e os novos Ecopontos, além dos avanços na causa animal. - José Gilberto Purpur – Secretário de Mobilidade Urbana
Atual secretário de Mobilidade Urbana, arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Gerência de Vias pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-USP). Foi membro da Câmara Temática Contran 2008-2012. Servidor da Prefeitura de Maringá desde 1993. Ocupou diversas gerências e diretorias na Seplan, Semusp e Setran e foi secretário de Transportes, em 2008. Purpur seguirá atuando na transformação do trânsito maringaense, em especial com a finalização do primeiro Plano de Mobilidade. - Marcelo Aguilar Puzzi – Secretário de Saúde
Formado em Medicina e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fez residência em Clínica Médica pela PUC-SP. Foi Responsável Técnico e Gestão em cardiologia e no serviço Endocor Hemodinamicano. Atuou como diretor clínico do Hospital Memorial de Maringá, entre 2017 e 2018, Coordenador de Residência Médica e Internato Médico da Uningá e Cardiologia da Santa Casa de Ponta Grossa. Foi gestor em hospitais e responsável técnico do SAMU também de Ponta Grossa, além de auditor médico da Unimed Maringá. - Marcos Cordiolli – Secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação
Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação pela PUC (SP), foi professor universitário, atuou como Secretário de Cultura de Curitiba e presidente da Fundação Cultural de Curitiba (2013-2016). Foi assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Trabalhou também como gestor de planejamento e estratégia para empresas e grandes instituições, com ativadores de outros países. - Ivan Quartaroli – Secretário de Segurança Pública
Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, é investigador de polícia há 26 anos, membro do Grupo Tigre e atuou como superintendente do Núcleo de Repreensão a Crimes Econômicos (Nurce) e da Delegacia de Homicídios de Maringá. Trabalhou na Corregedoria da Polícia Civil e no Denarc de Maringá, como chefe de operações. Recebeu medalha de Mérito Policial – Por Ato de Bravura – e de bronze e prata de Serviço Policial – por bons serviços prestados. - Bruna Barroca – Diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplam – Autarquia) e secretária de Urbanismo e Habitação (interina)
Arquiteta e Urbanista, Engenheira de Segurança do Trabalho pela Unicesumar e especialista em Projetos e Obras Públicas de Edificações pelo Governo do Estado. Atuou como diretora de Planejamento e Urbanismo de Maringá, além de ser diretora do Conselho do Jovem Empresário. Integra o Instituto dos Arquitetos do Brasil e outros conselhos municipais, como de Planejamento e Gestão Territorial, de Desenvolvimento Econômico, de Gestor do Fundo Municipal de Habitação e de Proteção ao Meio Ambiente. Atual secretária de Planejamento e Urbanismo de Maringá, auxilia no Plano de Mobilidade Urbana e revisão do Plano Diretor. - Victor Simião – Secretário de Cultura
Graduado em Jornalismo pela Unicesumar e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi repórter e colunista de veículos como a rádio CBN e portal GMC Online. É produtor cultural na área do livro, leitura e literatura, tendo realizado eventos como a “Off Flim”. Em 2013, criou o Clube de Leitura Bons Casmurros, uma das principais iniciativas do gênero no sul do Brasil. É ganhador de dois prêmios de jornalismo universitário, além de cronista. - Clóvis Augusto de Melo – Secretário de Gestão de Pessoas
Jornalista formado e pós-graduado pela PUCPR, ex-professor de Jornalismo da UFPR, Universidade Tuiuti, Uniandrade, Faculdades Curitiba e Unicesumar. Assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná. Trabalhou na Gazeta do Povo, Folha de Londrina, Jornal do Estado, TV Educativa. Foi editor do O Diário do Norte do Paraná, do site odiario.com e do Metro Jornal, em Maringá. Assessor de imprensa do Governo do Estado na primeira gestão de Jaime Lerner para os Jogos da Juventude. Coordenou o curso de Jornalismo na Universidade Tuiuti e de Comunicação Social na Uniandrade e Faculdades Curitiba. Na Prefeitura de Maringá ocupou os cargos de diretor de Comunicação, diretor-geral da Secretaria Municipal de Gestão e Secretário Municipal de Gestão. - Douglas Galvão Vilardo – Procurador Geral do Município (Interino)
Advogado, formado pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduado em Direito Tributário. É servidor de carreira da Prefeitura de Maringá. Diretor Tesoureiro da OAB-Maringá e vice-presidente da OAB-Maringá. - O secretário de Compliance e Controladoria e o presidente da Agência Maringaense de Regulação – AMR (Autarquia) serão anunciados nos próximos dias.
Fonte: Jornalista Ana Laura Silva/Secretaria de Comunicação
Fotos: Aldemir de Moraes e Mileny Melo/PMM.