Com ampliação de 280 metros, a pista será a maior do Paraná (aumento de 2,1 mil para 2.380 mil metros). “Essa é a obra mais importante de Maringá nesse momento. As intervenções também viabilizarão o transporte de carga internacional”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Os deputados federais Luís Nishimori e Ricardo Barros, elogiaram a estrutura e reconhecem que as obras garantirão mais segurança no pouso e decolagem dos aviões.
A reforma está dentro do cronograma em ritmo mais acelerado do que o planejado. A reforma iniciou em novembro do ano passado e tem previsão de entrega em dezembro de 2020. Entre as intervenções, a taxiway na margem da pista principal vai agilizar a manobra de aviões, procedimento que também será facilitado com demolição e reconstrução de novo pátio de aeronaves, entre outras obras complementares.
Além da ampliação do pátio de manobras de veículos, as intervenções também contemplam a revitalização e alargamento da via de acesso de emergência, reforma e ampliação da seção de contra incêndio (SCI), adequação da faixa da pista de voo, pintura da sinalização horizontal, implantação de sinalização vertical, instalação do balizamento luminoso e implantação da rede de drenagem. A obra não interrompeu o tráfego aéreo.
Fonte: Diretoria de Comunicação – Fotos: Mileny Melo/PMM.