As atividades não essenciais e os supermercados vão permanecer fechados nesta quinta-feira (3), Feriado de Corpus Christi, e no domingo (6), nas cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Na terça-feira (1º), pela manhã, durante videoconferência, em caráter emergencial, os prefeitos da região decidiram adotar um conjunto de medidas restritivas para conter o novo avanço nas curvas de casos confirmados e de óbitos provocados pela COVID-19.
O presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, destaca que os gestores municipais chegaram a um consenso. “Voltamos ao sinal de alerta máximo. A contaminação retomou um ritmo acelerado de diagnósticos positivos e de pessoas que perdem a vida vítimas do novo coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 100%. Mais uma vez, temos que agir para alterar o cenário atual”, ressalta.
Decreto Estadual
Na reunião virtual, que contou com a presença de representantes da maioria dos municípios da região, os prefeitos confirmaram que vão seguir o decreto do Governo do Estado, publicado no dia 25 de maio. Inclusive, no prazo de vigência que é 11 de junho. “Assim, conseguimos padronizar as medidas de restrições, com pequenas adaptações, de acordo com a realidade de cada localidade”, frisa Bernardo.
Confira o conjunto de medidas restritivas a serem adotadas nos municípios da Amusep:
De primeiro (1º) a 11 de junho
• Toque de recolher: Das 20 até as 5 horas;
• Proibidas as atividades em chácaras de lazer, clubes sociais e quadras esportivas.
Feriado de Corpus Christi (3) e domingo (6)
• Fechados – comércio, indústria e prestação de serviços;
• Abertos – farmácias, postos de combustíveis (apenas para abastecimento), revenda de gás de cozinha e padarias;
• Delivery – Bares, restaurantes e lanchonetes.
De quinta-feira a domingo
• Fechados – pesqueiros.
Fonte: Jornalista Claudio Galleti/Assessoria de Imprensa