Prefeitura anuncia modernização no sistema de controle de tráfego do aeroporto

Aeroporto Regional de Maringá
Controladores de tráfego aéreo do Aeroporto de Maringá participam do curso de atualização
Superintendente do aeroporto de Maringá, Fernando Rezende
O aeroporto de Maringá segue o planejamento da Prefeitura Municipal de se transformar em um dos mais importantes do país. Um dos passos nesse sentido vem sendo a modernização do sistema de controle de tráfego aéreo. Os controladores do Aeroporto Regional estão passando por treinamento para operar o novo sistema, utilizado em locais com tráfegos de média e grande movimentação, como os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

O novo sistema, Tatic 2.0, entrará em operação ainda este mês. A modernização é parte de um contrato firmado entre a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e a Saipher ATC, empresa responsável pelo TATIC Suite. O produto tem como prerrogativa garantir a veracidade e a eficiência na troca da informação, para que ela seja a mesma para todos os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O superintendente do aeroporto de Maringá, Fernando Rezende, explica que, além de promover maior segurança, o novo sistema reduz a carga de trabalho para o Provedor de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e dos Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO) e operadores. “Ele permite que os controladores e operadores tenham maior atenção ao que realmente importa, foco total no tráfego aéreo”. O executivo complementa que, se houver necessidade, o sistema consegue atender maior número de aeronaves, aumentando a capacidade do aeroporto sem a necessidade do aumento dos recursos humanos.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Fotos: Divulgação/PMM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *