Prefeitura de Maringá assina contrato para atualização do plano municipal de habitação

A Prefeitura assinou contrato com o Observatório das Metrópoles para atualização do Plano Municipal de Habitação

Maringá terá um novo Plano Local de Habitação de Interesse Social. A gestão municipal assinou contrato com o Observatório das Metrópoles, vinculado à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) da UEM, para atualização do plano municipal, com foco no fortalecimento das políticas habitacionais.

Prefeito em exercício, Edson Scabora, assina contrato para atualização do Plano Municipal de Habitação

O objetivo é realizar um mapeamento e diagnóstico do setor habitacional e definir diretrizes e metas que nortearão a elaboração de programas, ações e projetos de habitação de interesse social. “A elaboração de um novo plano de habitação é mais um avanço da gestão na ampliação das políticas públicas para a área. Com esse mapeamento, ampliaremos as medidas de acesso à moradia própria”, afirma o prefeito em exercício Edson Scabora.

Ele destaca, ainda, que o Programa de Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis) é uma medida inovadora que permite que áreas que antes não poderiam receber edifícios verticais tenham autorização para verticalização. Em troca, as construtoras precisam destinar 33% das unidades para famílias que recebem até três salários mínimos, com valores mais baixos que aluguel para esse público.

A Prefeitura acompanhará todo o processo de atualização do plano de moradia popular, que deve durar 12 meses. O trabalho inicial será focado em reuniões com equipes técnicas das secretarias municipais e, posteriormente, a população será convidada a participar da formulação do plano.

Secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, recebe os cumprimentos do prefeito em exercício Edson Scabora e reforça que “Maringá teve um avanço representativo na habitação social”

O secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, reforça que “Maringá teve um avanço representativo na habitação social. O novo Plano Local de Habitação de Interesse Social irá consolidar Maringá como referência em planejamento de habitação. A participação de profissionais especializados aliada a contribuição da comunidade fará com que caminhemos na mesma direção”, destaca.

Fonte: Felipe Augusto/Secom.
Fotos: Rafael Macri/PMM.