Prefeitura de Maringá e universidades apresentam Ambulatório Pós-Covid

A Prefeitura de Maringá apresentou na sexta-feira (2), o projeto Ambulatório Pós-Covid em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Unicesumar. “O ambulatório será pioneiro na região e um dos poucos do Brasil, colocando a cidade como referência em atendimento”, enfatizou o vice-prefeito, Edson Scabora. O ambulatório já está em funcionamento.

O ambulatório atenderá os pacientes que ficaram com sequelas após a infecção da doença e que foram internados na enfermaria ou UTI dos hospitais do município. Ao receber alta, eles serão encaminhados às unidades de saúde. Os atendimentos serão realizados nas universidades e na Unidade Básica de Saúde Aclimação, de acordo com o encaminhamento médico.

O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi frisou que “o ambulatório contempla a integralidade do paciente, desde quando ele chega na unidade de saúde até o momento em que se recupera totalmente. O serviço reforça o trabalho humanizado da gestão Ulisses Maia, sempre pensando na saúde como prioridade”, afirmou.

A diretora de Supervisão Pedagógica da Uningá, Maria Dalva de Barros Carvalho, enalteceu a importância do projeto para o município. “Vamos trabalhar para que o paciente tenha condições de voltar a sua rotina”, explicou. Solange Lopes, diretora da Unicesumar, disse que o serviço é um esforço conjunto para ampliar o fluxo de atendimento.

O reitor da UEM, Júlio Damasceno, reforçou a união entre as instituições e a peculiaridade do município em criar projetos de referência para outras cidades. “Mais uma vez damos sequência em trabalhos que atendem e beneficiam a população de Maringá”, disse.

O vereador, Delegado Luiz Alves, representando a câmara de vereadores, elogiou a parceria entre as universidades e o poder público. “Uma ação para preservar vidas. Parabenizo a Secretaria de Saúde e as intuições que não mediram esforços para que o projeto saísse do papel”, destacou. Também participaram os vereadores, Paulo Biazon, Ana Lucia e Rafael Roza.

O ambulatório oferecerá serviços de pneumologia, nefrologia, psiquiatria, ortopedia, neurologia, cardiologia, fisioterapia, nutrição, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, odontologia, educador físico e assistente social.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Mileny Melo/PMM.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *