Prefeitura de Maringá discute preservação e lança novas ações na Semana do Meio Ambiente

Prefeitura de Maringá discute preservação e lança novas ações na Semana do Meio Ambiente
Na Semana do Meio Ambiente, o Parque do Ingá, tradicional cartão-postal da cidade, também estará presente nas discussões

O título de “melhor cidade do Brasil para viver” revela os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Maringá nas mais diversas áreas. Uma das preocupações é com as práticas sustentáveis, que fazem parte das diversas iniciativas da gestão municipal ao longo do ano. Em junho, na Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM), o município intensifica o debate sobre a preservação das áreas verdes da cidade e lança novos projetos e ações práticas para envolvimento de toda a comunidade.

A abertura da Semana do Meio Ambiente, de 2 a 7 de junho, será na quinta-feira (2), com o 2º Encontro Regional de Conselhos de Meio Ambiente. O Instituto Ambiental de Maringá (IAM), em parceria com a Secretaria de Assuntos Metropolitanos, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e a Amusep, reúne secretários e prefeitos da região para discutir práticas sustentáveis nos municípios.

Prefeitura de Maringá discute preservação e lança novas ações na Semana do Meio Ambiente
Diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff

“Essa será uma semana para traçarmos metas e buscarmos soluções para a preservação do meio ambiente. No entanto, para além disso, vamos lançar novas iniciativas para reforçar as práticas sustentáveis adotadas pela gestão municipal”, diz a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff.

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Maringá vai lançar, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana, o Programa Lixo Zero. O objetivo é aumentar o número de materiais recicláveis e melhorar o reaproveitamento dos resíduos na cidade. Serão cinco grandes ações para incentivar, orientar e otimizar o descarte correto dos resíduos.

O município também vai formalizar a participação no Projeto Poliniza Paraná. A iniciativa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável, prevê a instalação de colméias de abelhas nativas sem ferrão no Parque do Ingá. A ação é fundamental, já que a fauna e flora dependem dos serviços de polinização para produção de frutos e sementes.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a população também já poderá utilizar o novo Parque Linear Samambaia. Na véspera da data, em 4 de junho, a Prefeitura de Maringá realizará a inauguração do novo espaço. O local é importante para a conservação da biodiversidade e mais uma opção de lazer para a comunidade do bairro.

Na Semana do Meio Ambiente, o Parque do Ingá, tradicional cartão-postal da cidade, também estará presente nas discussões. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza uma apresentação pública com resultados preliminares para a solução do problema hídrico no Parque. A gestão municipal assinou parceria com a fundação no ano passado para buscar alternativas sobre o manejo de águas pluviais da unidade de conservação.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente:

Prefeitura de Maringá discute preservação e lança novas ações na Semana do Meio AmbienteFonte: Murillo Saldanha/Secom.
Foto: Thiago Louzada e Mileny Melo.