Hospital Municipal recebeu novos leitos de UTI para atuar no combate ao coronavirus
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, tomou as providências necessárias para o atendimento da população neste momento em que a média diária de novos casos da Covid-19 vem aumentando em todo país. Em Maringá, o contágio da doença vem oscilando, com picos entre os dias 4 e 6 deste mês, diminuição entre 7 e 9, e aumentando novamente a partir do dia 10. No dia 17, foram 303 casos.
De acordo com a Secretária de Saúde, o aumento se deve principalmente ao relaxamento nos cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus. Por isso, as medidas de contenção como o uso de máscaras, uso de álcool ou a lavagem das mãos e distanciamento social devem ser mantidas sempre.
A secretária interina de Saúde, Maria da Penha Marques Sapata, lembra que tem havido aumento dos casos de doença principalmente entre os jovens. “Notamos mais casos nesta faixa etária justamente porque muitos jovens estão participando de festas e sem o uso de máscara”. Estes indivíduos levam a doença para dentro de suas casas, para o trabalho e encontros sociais.
PROVIDÊNCIAS
Mesmo com avanço de casos observado recentemente, no momento a taxa de ocupação de leitos de UTI varia em torno de 50%, mas não é motivo para o relaxamento de medidas preventivas.
Para realizar ações de prevenção, nos últimos dias, o prefeito Ulisses Maia tem acompanhado a situação junto ao COE (Comitê de Operação Emergencial) e Secretaria de Saúde.
O prefeito conseguiu, com o Governo do Estado, a renovação do acordo para o retorno de 10 leitos de enfermaria na Santa Casa e outros dez no Hospital Universitário. Estes leitos haviam sido desativados em 1º de setembro devido à queda na média de casos que levou à ociosidade na ocupação dos mesmos na época.
Com o aumento de pessoas com sintomas, a Prefeitura aumentou a quantidade de testes disponíveis para a população. O Município vem realizando em média 200 testes por dia, contra 100 que eram feitos anteriormente.
O município também disponibilizou mais médicos para o melhor atendimento da população e prevenção de aglomeração de pessoas que buscam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, exclusiva da Covid-19. A Secretaria de Saúde segue com licitação para credenciamento de técnicos de enfermagem que desejam prestar atendimento nas unidades de saúde no combate à pandemia de coronavírus.
A Prefeitura está finalizando negociação com a Unicesumar para o empréstimo de um container que será adaptado e instalado na UPA Zona Norte. O objetivo é melhorar o fluxo de pessoas com sintomas da doença nas dependências daquela unidade de saúde. O espaço receberá equipamentos e por isso a instalação deverá ser concluída em alguns dias.
A Secretaria de Saúde vai realizar ainda uma campanha de conscientização da população sobre a necessidade de voltar os cuidados com a doença. O Prefeito Ulisses Maia tem dialogado com a sociedade civil organizada, já que a união de todos é fundamental para o controle da doença. A Acim, por exemplo, já iniciou uma campanha nas redes sociais conscientizando as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados.
A secretária de Saúde diz que o momento também é de paciência, já que é uma situação atípica e que em todo país existe um estresse muito grande entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Em Maringá, o prefeito Ulisses Maia diminuiu a carga horária para 30 horas semanais, o que aliviou a situação. Mas, mesmo assim, temos muitos profissionais doentes e afastados do trabalho porque o nível de estresse é muito grande. O trabalhador está cansado e pedimos a compreensão da população”.
Ela diz que a Prefeitura está realizando todos os esforços para contratar enfermeiros, que as vagas estão abertas, mas não são preenchidas a contento porque faltam profissionais no mercado.
Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Aldemir de Moraes/PMM.