Prêmio Sesi ODS concede selo para projeto Conecta Rua de Maringá

Prêmio Sesi ODS concede selo para projeto Conecta Rua de Maringá
Equipe do Projeto Conecta Rua obteve um selo durante a premiação

Maringá conquistou o Prêmio Sesi ODS, que se espelha nos objetivos de desenvolvimento sustentável para a premiação no Estado do Paraná. Por meio da Secretaria de Assistência Social e da gestão do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, o projeto Conecta Rua obteve um selo durante a premiação.

Prêmio Sesi ODS concede selo para projeto Conecta Rua de Maringá
Poesia e música fazem parte das atividades desenvolvida pelo projeto

Surgido em 2017, o Conecta Rua é destinado a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e em vulnerabilidade social. O objetivo é ressignificar valores e construir novos projetos de vida por meio da arte (visual, dança, música), oficinas e sarais culturais com poesia.

Alguns dos resultados que o projeto proporciona é a redução de ato infracional e reincidência, principalmente do tráfico de drogas, fato reconhecido pelo Prêmio Sesi ODS.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, as lideranças do projeto (adolescentes e jovens que já cumpriram Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto) romperam com atos ilícitos, elaboraram novos projetos de vida e hoje são arte-educadores que atuam na prevenção da exploração do trabalho infantil via o aliciamento pelo tráfico de drogas, já que romperam com essa situação e tornam-se multiplicadores.

Prêmio Sesi ODS concede selo para projeto Conecta Rua de Maringá
Oficina de grafite é uma das atividades oferecidas

Além disso, outro resultado que o projeto proporcionou foi que os jovens que cumpriram medidas por pichação tornaram-se professores de grafite, adolescentes e jovens com histórico de risco expõem poesia e música e mostram que superar e transformar sua realidade é possível.

O selo ODS é uma forma de reconhecer esse trabalho social e atribuir um valor para ele. Segundo a coordenadora do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, Dayane Grazielly Goes, “é importante ter esse reconhecimento, porque é um projeto idealizado por jovens, que tiveram conflitos com a lei e em situação de vulnerabilidade social, que se colocam como sujeitos da transformação social”.

OBJETIVOS DA ONU – Em 2015, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), foram desenvolvidos metas e planos de ação para erradicar a pobreza, proteger o Planeta e garantir paz e prosperidade para todo o mundo. Para isto, foram pensados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta lista de tarefas tem por objetivo ser a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o Planeta de efeitos adversos da mudança climática até 2030. O Prêmio Sesi ODS 2021, uma iniciativa do Sesi Paraná, visa reconhecer projetos que contribuem para o alcance desses objetivos.

Fonte: Diretoria de Comunicação
Fotos: Conecta Rua/SAS.