Prêmio Sinduscon 2018 revela os ganhadores

Encontro premiou as melhores construtoras do Noroeste do Paraná
Diretores do Sinduscon-PR – Noroeste, presentes na abertura do 9º Encontro Empresarial da Construção Civil, realizado no Moinho Vermelho, em Maringá.
Marcos Mauro: “A participação das construtoras reforça o compromisso com as boas práticas de gestão e no canteiro de obras”
Makihiro Matsubara: “Nove anos depois, nossa metodologia se aperfeiçoou e as construtoras e fornecedores tiveram avanços importantes”

Depois de 760 horas de auditoria e muito trabalho das construtoras e colaboradores, foram revelados os ganhadores do Prêmio Sinduscon 2018. A cerimônia aconteceu durante a realização do 9º Encontro Empresarial da Construção Civil, em novembro de 2018, no Moinho Vermelho, em Maringá, reunindo mais de 700 convidados, entre autoridades, patrocinadores e os concorrentes ao prêmio.

Na categoria Incorporadoras foram premiadas a Catamarã Engenharia, em primeiro lugar pela quinta vez e a Construtora Lotus, na segunda colocação. Na categoria Obras de Terceiros, a Sisa Construções Civis conquistou a primeira colocação, pelo segundo ano consecutivo e a Construtora Rosa dos Ventos ficou em segundo lugar. Na categoria Obras Públicas, a Metro Engenharia conquistou o primeiro lugar pela quarta vez consecutiva e a Construtora Planingá ficou com a segunda colocação.

Em seu discurso, o presidente do Sinduscon-PR Noroeste, Marcos Mauro Pena Filho, destacou que a iniciativa “demanda grandes esforços da nossa equipe e da comissão julgadora, mas principalmente das construtoras, fornecedores e estudantes que se inscreveram. A participação das construtoras reforça o compromisso com as boas práticas de gestão e no canteiro de obras. Isso se reflete em melhorias ao meio ambiente, segurança aos trabalhadores e empreendimentos de qualidade”.

Ele também anunciou que em novembro de 2019 o Sinduscon será anfitrião do Conecti CBIC 2019, a Conferência Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação, que acontecerá em Maringá. Durante a conferência será realizada a décima edição do prêmio.

O presidente do Seconci-PR Noroeste, Makihiro Matsubara, destacou que “quando realizamos a primeira edição tínhamos uma boa ideia e um esforço dos inscritos, mas não imaginávamos quantos resultados positivos teríamos com a iniciativa. Nove anos depois, nossa metodologia se aperfeiçoou e as construtoras e fornecedores tiveram avanços importantes. Para os trabalhadores da construção isso significa mais segurança e organização nos canteiros. Tudo isso contribui para que nosso prêmio seja referência para o setor. Para nós, isso é motivo de orgulho e coroa um esforço de muitas mãos”.

As construtoras bem avaliadas ganharam o Selo de Boas Práticas, que atesta o comprometimento em entregar um produto de qualidade e em investir em práticas sustentáveis no canteiro de obra. Receberam o selo a Catamarã Engenharia, Construtora Lotus, Metro Engenharia, Sisa Construções, WEGG-CCII e Construtora Rosa dos Ventos.

Foram premiados ainda os melhores trabalhos de alunos de graduação, pós e cursos técnicos com foco na cadeia produtiva da construção civil. Nesta edição foram inscritos 11 trabalhos acadêmicos de três universidades – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Feitep. O primeiro colocado ganhou R$ 2 mil e o segundo colocado recebeu R$ 1 mil. Para o prêmio Sinduscon Fornecedores, as construtoras associadas ao sindicato indicam um fornecedor em 12 categorias

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para o prêmio Sinduscon, uma comissão técnica fez visitas à obra indicada e à sede para avaliações da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidade social, sustentabilidade e compliance. As análises são feitas com base no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, nas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nas Normas de Segurança no Trabalho (NR-18 e NR-35, entre outras) e nos critérios de sustentabilidade – econômica, social e ambiental.

Também foram avaliados presencialmente pela mesma comissão, todos os fornecedores. A premiação é uma realização do Sinduscon-PR – Noroeste e Seconci-PR –  Noroeste, com correalização do Sebrae, Senai e Crea-PR, e apoio da Fiep, Sesi, Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC.

SELO DE BOAS PRÁTICAS

 As construtoras bem avaliadas ganharam o Selo de Boas Práticas, que atesta o comprometimento em entregar um produto de qualidade e em investir em práticas sustentáveis no canteiro de obra. Receberam o selo a Catamarã Engenharia, Construtora Lotus, Metro Engenharia, Sisa Construções, WEGG-CCII e Construtora Rosa dos Ventos.

Texto: Especial por Camila Lúcio/Textualcom – Fotos: Paulo Souza/azmagazine