Prêmio Sinduscon entra na reta final

O anúncio dos vencedores do Prêmio Sinduscon 2018, será em 23 de novembro, mesma data em que serão conhecidos os ganhadores dos prêmios Sinduscon Fornecedores e Academia. A cerimônia de premiação será a partir das 19h30, no Moinho Vermelho, e deverá reunir 750 pessoas.
Segundo o presidente do Sinduscon-NOR/PR, engenheiro Marcos Mauro Pena Filho (foto), a comissão julgadora composta por engenheiros e arquitetos, seguem critérios técnicos e objetivos de qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidade social, sustentabilidade e compliance.
O Selo Boas Práticas na Construção Civil 2017, foi entregue para 12 construtoras que tiveram nota média superior a oito nas avaliações. Conquistaram o selo a A.Yoshii, Catamarã, CIM, Lotus, Design, Just, M.I. Assis e Mazaron, Wegg-CCII, Concretiza, Edificação Projetos e Construções, Sisa e Metro.
Na foto, o diretor da Catamarã, José Armando Quirino (ao centro), a esposa Marcela com os filhos Bruno, Rodrigo e Marcelo, comemoram a conquista de tetracampeã do Prêmio Sinduscon, em 2017, na Categoria Incorporadoras.
Engenheiro Luís Rogério Venturini, diretor da Unidade da A.Yoshii Engenharia, em Maringá, recebe do vereador Sidnei Telles o Troféu de segundo lugar no Prêmio Sinduscon 2017, na Categoria Incorporadoras.
CASA DAS TINTAS MARINGÁ = 1968-2018 – 50 Anos de sonhos realizados
O diretor da Metro Engenharia, Luiz Henrique Pereira Horta (à direita), recebe o Prêmio SInduscon 2017 - Categoria Obras Públicas, das mãos do gerente regional da Caixa, em Maringá, Antônio Clever Iecher.
O diretor da Construtora Planingá, engenheiro João Batista Pereira da Silva, (foto à esquerda), recebe das mãos do então gerente regional da Sanepar, em Maringá, Sérgio Veroneze, o Troféu de segundo colocado no Prêmio Sinduscon 2017, na Categoria Obras Públicas.
YESDRONE – Fotografia e Vídeos Aéreos – www.yesrone.com.br
Edmilson Segala, Mariana Barbosa, Jeane Nogaroli Guiotti e Claudio Haruo Mukai (foto), da SISA Construções Civis, comemoram a conquista do Prêmio Sinduscon 2017, na Categoria Obras de Terceiros.
Equipe diretiva da Scobin Engenharia comemora a conquista do Segundo lugar no Prêmio Sinduscon 2017, na Categoria Obras de Terceiros e do Selo de Boas Práticas na Construção Civil.
CASA DAS TINTAS MARINGÁ = 1968/2018 = 50 Anos de Sonhos Realizados
Diretor da Marromil, Rodrigo Minetto com o Troféu de 1º lugar do Prêmio Sinduscon 2017, na categoria Fornecedores de Materiais Hidráulicos.
Na foto, o então vice-reitor Julio Damasceno; o segundo colocado na Categoria Academia, Murilo Keith Umada, aluno de pós-graduação em Engenharia Urbana, da UEM; o professor-orientador José Luiz Miotto; presidente do Sinduscon-NOR/PR, Marcos Mauro Pena Filho; e o primeiro colocado, acadêmico do curso de Engenharia Civil, da UEM, Arthur Felipe Echs Lucena.
Engenheiro Claudio Haruo Mukai, diretor da Sisa Construções Civis, exibe o Selo de Boas Práticas na Construção Civil, recebido do Sinduscon-NOR/PR, em 2017.
Engenheiro Luís André Gomes Grigoli, diretor da Scobin Engenharia, exibe o Selo de Boas Práticas na Construção Civil, recebido do Sinduscon-NOR/PR, em 2017.
Encerrou-se no último dia 9 de novembro, a terceira e última etapa de auditorias da nona edição do Prêmio Sinduscon Noroeste do Paraná. No total, 11 construtoras concorrem nas categorias Obras de Incorporações, Obras de Terceiros e Obras Públicas.

A comissão julgadora, formada por engenheiros e arquitetos, já realizou mais de 600 horas de auditoria. O trabalho consiste em duas visitas de avaliação à obra indicada pelas construtoras e uma à sede, sem indicar a data. Essas avaliações seguem critérios técnicos e objetivos de qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidade social, sustentabilidade e compliance.

As análises são feitas com base no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, nas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nas Normas de Segurança no Trabalho (NR-18 e NR-35, entre outras) e nos critérios de sustentabilidade – econômica, social e ambiental.

Com o objetivo de incentivar as empresas participantes a investirem em melhorias contínuas, o prêmio Sinduscon premiará as duas construtoras que obtiverem as maiores notas finais em cada uma das três categorias. As empresas bem avaliadas também poderão usar o selo de boas práticas, que atesta o comprometimento das construtoras em entregar um produto de qualidade e em investir em práticas sustentáveis no canteiro de obra.

Já o prêmio Sinduscon Fornecedores funciona da seguinte forma: as construtoras associadas ao Sinduscon indicaram um fornecedor para cada uma das 12 categorias (aço reto ou corte e dobra; coleta de resíduos da construção; concreto usinado; equipamento de transporte vertical; instalador de gesso plano; lajes de concreto; locação de equipamentos; mármores e granitos; material elétrico; material hidráulico; revestimento cerâmico; textura e grafiato. As empresas indicadas foram avaliadas, pela mesma comissão, em cinco temas: qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidade social e sustentabilidade.

O prêmio tem ainda uma modalidade voltada para alunos de graduação, pós e cursos técnicos. Trata-se do Prêmio Sinduscon Academia, que avalia trabalhos com foco na cadeia produtiva da construção civil. Este ano foram inscritos 12 trabalhos acadêmicos de três universidades – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Feitep. Os dois primeiros colocados recebem premiação em dinheiro.

No próximo ano, o Prêmio Sinduscon Noroeste do Paraná completará dez anos, e para celebrar a marca, será realizado um evento nacional. A premiação é uma realização do Sinduscon-PR Noroeste e Seconci, com correalização do Sebrae, Senai e Crea-PR, e apoio da FIEP, Sesi e Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC.

GANHADORES DE 2017
As vencedoras do Prêmio Sinduscon Construtoras em 2017 foram a Sisa Construções e a Scobin, em primeiro e em segundo lugar, respectivamente, na categoria Obras terceirizadas. Na categoria Obras públicas a Metro foi a vencedora e a Planingá ficou em segundo lugar. A Catamarã sagrou-se vitoriosa na categoria Incorporadoras, com a A.Yoshii em segundo.

O Selo Boas Práticas na Construção Civil foi entregue para 12 construtoras que tiveram nota média superior a oito nas avaliações. Conquistaram o selo a A.Yoshii, Catamarã, CIM, Lotus, Design, Just, M.I. Assis e Mazaron, WEGG-CCII, Concretiza, Edificação Projetos e Construções, Sisa e Metro.

Texto: Jornalista Graziela Castilho/Textual
Fotos: Arquivo/Revista AaZ Magazine