A coordenadora do Procon, Patricia Parra, destaca não só o volume de atendimentos como também que, em sua maioria, os casos são resolvidos. “Temos uma alta taxa de resolutividade, de 96%, o que dá confiança para o consumidor nos procurar quando há algum problema”, explica.
Novas ações estão sendo planejadas, como coleta de amostras de combustíveis para testes, pesquisa sobre Ovos de Páscoa, atualização de preços da cesta básica, ação sobre direitos e deveres do comércio abordando lojas de rua e de shoppings, entre outras. Também será realizada pesquisa sobre pescados, já que aumenta muito o consumo de peixe na Semana Santa (no final de março). Os fiscais registram preços praticados agora e comparam com os valores praticados nas vésperas da Semana Santa.
Campeãs de reclamações
Das cinco campeãs de reclamações no Procon maringaense em 2020, três são companhias telefônicas, somando quase 11% do total de 20,4 mil atendimentos feitos no ano passado. Por isso, Patrícia Parra prepara projeto com foco especial na redução de problemas do segmento.
O Procon segue com protocolos de prevenção ao coronavírus. Álcool em gel disponível, distanciamento entre atendentes, guichês de atendimentos e controle do fluxo de pessoas são medidas analisadas e que reduzem riscos de contaminação.
Para atendimento no Procon os interessados devem levar documentos como RG, CPF ou CNH, comprovante de endereço, documentos relacionados ao caso, boletim de ocorrência em caso de crime, procuração no caso de tratar de problemas de terceiros.
DADOS:
- 20.431 atendimentos em 2020
- taxa de resolutividade de 96%
- empresas com mais problemas são as telefônicas, somando 10,9% do total
- janeiro de 2021 foram 2.075 atendimentos
- há 1.316 atendimentos agendados para fevereiro
CANAIS:
- Denúncia – Fone: (44) 98402-0433
- Atendimento – Fone: 151
- E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
- Também há atendimento pelo app Procon na Mão
Fonte: Secretaria de Comunicação – Fotos: Aldemir de Moraes